Institucional

UNA-SUS e Fiocruz promoveram sexto e último webinário da série sobre IA e EaD 

O webinário destacou o papel da inteligência artificial como aliada na educação, reforçando a importância da ética, da criatividade e do protagonismo docente.

- Maíra Valério - Ascom SE/UNA-SUS



No dia 29 de outubro, quarta-feira, a UNA-SUS, em parceria com a Fiocruz Brasília, realizou o webinário “IA na Construção de Estratégias Educacionais em Cursos Online”. 

O evento teve como objetivo refletir sobre os desafios e as possibilidades do uso da inteligência artificial (IA) na educação a distância (EaD), discutindo temas como os requisitos para sua aplicação no contexto educacional, os cuidados necessários em seu uso, os benefícios que essa tecnologia tem proporcionado à produção de cursos online, entre outros aspectos.  
 
Participaram do evento duas especialistas com ampla experiência e reconhecida atuação na área, sendo elas: 

Lina Sandra Barreto Brasil – Socióloga e antropóloga, mestre em Educação a Distância pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Odontologia pela Universidade de São Paulo (FOUSP). Atua há mais de 30 anos na área de EaD e, desde 2009, integra a equipe da UNA‑SUS como consultora, participando da formulação de estratégias pedagógicas e tecnológicas. Atualmente pesquisa o uso da IA na educação, com foco em ética, viés algorítmico, governança e formação de equipes para o uso crítico dessa tecnologia.  

Josiane do Carmo Silva – Psicóloga e especialista em Psicopedagogia, com atuação em Design Instrucional para cursos de EaD, especialmente voltados à formação de profissionais da saúde. Trabalha com planejamento educacional, metodologias ativas, elaboração de avaliações e desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a capacitação a distância. 

Uso da IA na educação: apoio, ética e integração sociotécnica 

As especialistas destacaram que a IA deve ser vista como uma aliada, e não como substituta do trabalho docente. Ela pode complementar o processo educacional ao apoiar tarefas analíticas e criativas, como a elaboração de roteiros para vídeos, podcasts, histórias em quadrinhos e casos práticos, sempre preservando o protagonismo humano nas decisões pedagógicas.

Também foram discutidos desafios éticos, como os direitos autorais de textos e imagens e o uso responsável de bots, além de ser ressaltada a importância de os educadores se capacitarem para utilizar a IA de forma crítica e consciente.

As palestrantes abordaram ainda a IA sob a perspectiva de um sistema sociotécnico, conceito que reconhece a interação entre aspectos sociais e técnicos. Nessa abordagem, o trabalho é compreendido como um processo integrado, em que a autorregulação dos grupos e a colaboração entre pessoas e máquinas se complementam, potencializando resultados.

Por fim, foi mostrado o sistema de produção de recursos e cursos online da UNA-SUS, que demonstra, na prática, como a integração entre tecnologia e equipe humana pode gerar soluções educacionais inovadoras, eficientes e alinhadas às demandas contemporâneas da formação em saúde.

Assista o webinário na íntegra aqui.

IA na Educação a Distância: Aprofundando o debate na Rede UNA‑SUS 

Este foi o sexto e último de uma sequência de seis webinários promovidos ao longo do ano pela UNA‑SUS. A série teve como tema “IA na Educação a Distância: Aprofundando o debate na Rede UNA‑SUS” e teve como objetivo debater como essa tecnologia pode ser utilizada para apoiar o planejamento, produção e oferta de oportunidades educacionais na modalidade educação à distância, atuando também como suporte a tutores e alunos. 

A proposta foi compreender as aplicações práticas da IA, bem como os desafios éticos e técnicos envolvidos, para permitir que gestores, docentes, equipes de produção e desenvolvedores implementem soluções inovadoras que beneficiem diretamente os profissionais de saúde em formação. Além disso, a exploração de tendências e casos de sucesso de outras instituições enriqueceu o debate e serviu como inspiração para futuras iniciativas, garantindo que a UNA‑SUS continue na vanguarda da educação à distância. 
 
Saiba mais sobre as edições anteriores: 
 
- Webinário 1
- Webinário 2
- Webinário 3 
- Webinário 4 
- Webinário 5

Todos os webinários foram realizados pelo canal oficial da Fiocruz Brasília no YouTube
   
Acompanhe as redes sociais e o portal da UNA-SUS para novidades e mais informações.     



Fonte: SE/UNA-SUS