Secretaria Executiva

A Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS) foi criada para ser o ponto de enlace das instituições da Rede UNA-SUS e garantir a configuração material e simbólica própria da Universidade Aberta do SUS.

Funcionando no prédio da Fiocruz Brasília, teve sua existência formalizada pela Portaria GM 1.325 de 28 de maio de 2010, juntamente com o Colegiado Institucional, como parte do processo de institucionalização da UNA-SUS, representando uma decisão-chave para a viabilização da política de educação permanente dos profissionais do SUS.

Entre suas funções, destacam-se o suporte organizacional às atividades do Sistema UNA-SUS, o monitoramento e incentivo à participação das universidades e demais ofertadores de serviços educacionais, como forma de ampliar progressivamente a oferta de cursos e número de vagas em escala compatível com a demanda do SUS.

Além de ter a responsabilidade pela gestão de diversos sistemas, incluindo o ARES e a Plataforma Arouca, a Secretaria exerce papel integrador de conhecimento, serviço e tecnologias para a capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, desenvolvendo ainda atividades de monitoramento e avaliação das ações educacionais da Rede UNA-SUS e atividades de suporte aos usuários.

Adicionalmente, atua em programas de provimento - Mais Médicos e Provab - apoiando a gestão, coordenação dos processos de produção de módulos educacionais, oferta de cursos de especialização e desenvolvimento de mecanismos de supervisão e avaliação desses programas.

A Secretaria conta atualmente com uma força de trabalho composta por cerca de 170 profissionais, 50% dos quais exercem suas atividades no Edifício Sede da Fiocruz Brasília e os demais, de forma descentralizada, exercem atividades relacionadas com a produção de cursos e módulos educacionais.


Manoel Barral-Netto
Secretário Executivo



Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e exerce a função de Secretário Executivo da UNA-SUS desde novembro de 2017. Médico pela Faculdade de Medicina da Bahia (1976). Doutor em Patologia Humana (1988). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Bahia). Sua principal atividade de pesquisa é na área de imunoregulação de doenças parasitária, principalmente leishmanioses e malária.

Coordenações

Alysson Feliciano Lemos
Coordenador de Monitoramento e Avaliação



Engenheiro Agrícola e Ambiental, pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Mestre em Engenharia Agrícola, também pela UFV (2006). Especialista em Bioética pela Universidade de Brasília - UnB (2010) e Poluição do ar e saúde pública pela Universidade de São Paulo - USP (2010).
Roberto Francisco Vianna
Coordenador Administrativo



Formado em Comunicação Social/Jornalismo em 1977, com especializações em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde pela ENSP, Administração de Marketing pela FAFI/BH e em Comunicação Empresarial e Governamental pela UNA/BH. Coordena atualmente na SE/UNA-SUS pesquisas avaliativas na área de Políticas Públicas de Saúde.
Vinícius de Araújo Oliveira
Coordenador de Gestão do Conhecimento



Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Mestre em Saúde Pública, pela mesma universidade (2007), com experiência em Saúde Digital, Atenção Primária à Saúde, Políticas de Recursos Humanos em Saúde, Telessaúde/Telemedicina e educação a distância. Coordenador da área temática de saúde no projeto Brasília 2060 do Grupo de Pesquisa de Gestão Estratégica do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia - IBICT. Professor visitante da Universidade do Estado do Amazonas.