Institucional
UNA-SUS e Fiocruz Brasília promoveram segundo webinário da série sobre Inteligência Artificial na Educação a Distância
Para discutir o uso da Inteligência Artificial (IA) na Educação à Distância (EaD), UNA-SUS e Fiocruz Brasília promovem série de webinários com abordagens distintas sobre o tema.
Na tarde de quarta-feira, 28 de maio, a UNA-SUS, em parceria com a Fiocruz Brasília, realizou o webinário “Modelos de linguagem na educação a distância”. A atividade foi conduzida por Raphael Aguiar, médico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Saúde Pública e doutor em Educação pela mesma instituição.
Além disso, o palestrante foi médico sanitarista do Hospital das Clínicas da UFMG, consultor do Ministério da Saúde e coordenador de gestão educacional da SE/UNA-SUS. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e vice-diretor do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (NESCON/UFMG). Por fim, é pesquisador do Centro de Inovação em Inteligência Artificial da UFMG (CI-IA) e membro titular do conselho consultivo da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital da UFMG (DEDD/UFMG).
Um novo paradigma O palestrante compartilhou com o público uma análise aprofundada não apenas sobre o uso de modelos de linguagem, mas também sobre suas possibilidades na educação e os limites éticos envolvidos. Para ele, as ferramentas de IA fazem parte de um novo paradigma na educação. “Acredito que não é só a gente aprender a usar; a gente vai ter que repensar profundamente nossas práticas educativas a partir desse paradigma que nasceu e está aí, não tem como mudar ou reverter — e a gente nem sabe se quer mudar ou reverter”, complementou.
Devido à popularidade do ChatGPT, modelo de IA do OpenAI altamente utilizado nos dias de hoje, Raphael optou por diversificar e apresentar aos participantes do webinário os usos do Gemini, modelo do Google. Para o pesquisador, o Gemini 2.5 pro, ao menos nesta semana, pode ser considerado mais completo que o ChatGPT.
Mudanças no aprendizado
Ele fez ao público algumas provocações importantes. Uma delas foi: o que significa educar em uma era em que as máquinas conseguem, de alguma maneira, responder a qualquer pergunta dos estudantes? Outra provocação levantada por ele foi ainda mais fundamental: o que é aprender? Raphael destacou que, por muito tempo, o contexto educacional foi moldado pela escassez de informação. Hoje, vivemos o oposto: com um clique, é possível acessar uma enxurrada de dados.
Dessa maneira, o pesquisador defendeu uma educação personalizada, focada no desenvolvimento do pensamento crítico — algo que pode ser potencializado com o uso da IA, desde que a ferramenta seja conduzida com responsabilidade pelos educadores. Um exemplo disso seria o uso da IA para apresentar diferentes ângulos e possibilidades de uma mesma questão.
Boas práticas no uso de IAs
Muitos modelos refletem preconceitos e desigualdades, como o racismo. IAs treinadas com dados gerados a partir de ações e decisões humanas acabam, inclusive, sendo retratadas como ferramentas problemáticas em reportagens — o que muitas vezes isenta a responsabilidade das próprias pessoas.
No entanto, o palestrante chamou a atenção para o fato de que não é a ferramenta em si que é racista, mas sim os dados utilizados para treiná-la — o que evidencia desigualdades já presentes na sociedade. Isso mostra que, quando bem utilizada, a inteligência artificial pode inclusive contribuir na busca por soluções para essas mesmas desigualdades.
Para ele, a IA mostra também algo importante sobre a educação: como o modelo tradicional está “quebrado” e precisa ser repensado. “Ela não está conseguindo atingir aquilo que a gente gostaria que ela atingisse”, refletiu.
Contudo, ele ressaltou a importância do cuidado no uso dessas tecnologias e recomendou o não compartilhamento de informações sensíveis e a anonimização de dados. Para assistir o webinário na íntegra e se aprofundar nos usos e possibilidades dos modelos de linguagem na educação a distância, clique aqui.
IA na Educação a Distância: Aprofundando o debate na Rede UNA-SUS
Este é o segundo de uma sequência de webinários que serão promovidos ao longo do ano pela UNA-SUS. A série tem como tema “IA na Educação a Distância: Aprofundando o debate na Rede UNA-SUS” e tem o propósito de debater como essa tecnologia pode ser utilizada para apoiar o planejamento, produção e oferta de oportunidades educacionais na modalidade educação à distância, funcionando também como apoio a tutores e alunos.
O público-alvo dos encontros são gestores e coordenadores das instituições participantes da Rede UNA-SUS, docentes e tutores em educação à distância, equipes responsáveis pelo planejamento e produção de recursos educacionais, desenvolvedores e técnicos em sistemas educacionais, equipes responsáveis pelo monitoramento, avaliação e pesquisas nas instituições da Rede UNA-SUS e profissionais responsáveis pela inovação e tecnologia educacional.
O terceiro webinário está previsto para o dia 25 de junho, sobre estratégias para desenvolvimento e integração de modelos de linguagem (LLMs) à plataforma Moodle, com os palestrantes Josué de Lacerda e Lino Muniz.
Saiba mais
Veja como foi o primeiro webinário: UNA-SUS e Fiocruz Brasília promoveram Webinário sobre Introdução à Inteligência Artificial e Modelos de Linguagem de Larga Escala
Os webinários serão realizados pelo canal oficial da Fiocruz Brasília no YouTube. Para obtenção de certificado, é necessário se inscrever no link disponibilizado na legenda do vídeo durante a transmissão ao vivo do webinário.
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