Institucional

UNA-SUS e Fiocruz Brasília promoveram terceiro webinário da série sobre Inteligência Artificial na Educação a Distância

Para discutir o uso da Inteligência Artificial (IA) na Educação à Distância (EaD), UNA-SUS e Fiocruz Brasília promovem série de webinários com abordagens distintas sobre o tema.

- Maíra Valério - Ascom SE/UNA-SUS



Na última quarta-feira, 02 de julho, a UNA-SUS, em parceria com a Fiocruz Brasília, realizou o webinário “Estratégias para desenvolvimento e integração de modelos de linguagem (LLMs) à plataforma Moodle: Apoio à aprendizagem, análise de dados e tomada de decisão”.  

Os palestrantes dessa edição foram Josué de Lacerda, coordenador da equipe Moodle da SE/UNA-SUS, analista de sistemas formado pela Universidade de Vila Velha e pós-graduando em Gerenciamento de Projetos, e Lino Vaz Muniz, engenheiro de software e gestor de projetos e equipes, mestre em Tecnologias na Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em Ciência Política pelo Instituto de Ciência Política da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da UnB.

Integração de IA com plataformas de educação a distância 
 
Nos dois webinários anteriores, foram discutidas questões mais amplas sobre o uso de ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA), com foco na educação a distância e na educação em saúde. Esta terceira edição abordou um tema muito aguardado pelos participantes: a integração da IA com plataformas de educação a distância — mais especificamente, o Moodle, software livre voltado para o ensino remoto e amplamente utilizado como sistema de gerenciamento de aprendizagem, inclusive pela UNA-SUS. 

Os palestrantes iniciaram a apresentação com a introdução de conceitos fundamentais, como modelos de linguagem de grande escala, do inglês Large Language Models (LLM); assistentes de IA; tokenização e vetorização; e Recuperação Aumentada por Geração, do inglês Retrieval-Augmented Generation (RAG), técnica que combina a recuperação de informações com a geração de texto. 
 
Em seguida, apresentaram o fluxo geral de aplicação da IA, que envolve etapas como coleta e organização de dados, treinamento de modelos, integração com ferramentas e entrega de respostas. A partir disso, avançaram para a discussão sobre a integração da IA ao Moodle e as possibilidades de uso da tecnologia na plataforma, como no gerenciamento automatizado de atividades e notas, uso de chatbots para tirar dúvidas, geração de relatórios personalizados, suporte ao acompanhamento de desempenho e muito mais. 

Assista ao webinário completo aqui.

IA na Educação à Distância: Aprofundando o debate na Rede UNA-SUS   
 
Este é o terceiro de uma sequência de seis webinários que serão promovidos ao longo do ano pela UNA-SUS, sempre no canal de YouTube da Fiocruz Brasília. A série tem como tema “IA na Educação à Distância: Aprofundando o debate na Rede UNA-SUS” e tem o propósito de debater como essa tecnologia pode ser utilizada para apoiar o planejamento, produção e oferta de oportunidades educacionais na modalidade educação à distância, funcionando também como apoio a tutores e alunos.     

O quarto webinário terá como tema “Modelos de linguagem e detecção de plágio: desafios e soluções no contexto da educação a distância”, com participação de Josué de Lacerda e Daniel Lico. A data será definida em breve.  

Saiba mais   
 
Veja como foi o primeiro webinário aqui e o segundo aqui. 
 
Os webinários são realizados pelo canal oficial da Fiocruz Brasília no YouTube. Para obtenção de certificado, é necessário se inscrever no link disponibilizado na legenda do vídeo durante a transmissão ao vivo do webinário.  
 
Para os próximos webinários e mais informações, siga os canais de comunicação da UNA-SUS e da Fiocruz Brasília.



Fonte: SE/UNA-SUS