Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES)

O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório educacional da UNA-SUS onde ficam disponíveis para download e uso, os recursos educacionais desenvolvidos para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde. Nele são disponibilizados vídeos, textos e imagens, entre outros materiais, com temáticas diversas da área, produzidos pelas instituições de ensino superior que formam a Rede UNA-SUS, e validados pelo Ministério da Saúde.

O ARES é de acesso aberto e garante a possibilidade de uso dos recursos educacionais publicados, por qualquer pessoa. Com isso, beneficia os profissionais do SUS oferecendo oportunidades de aprendizado anteriormente restritas a alunos matriculados em cursos de pós-graduação apoiados pelo Ministério da Saúde.

Por meio do ARES são garantidas as funções de:

Armazenamento e Preservação

Os recursos educacionais ficam armazenados em banco de dados do DSpace, a plataforma que suporta o ARES. Ao mesmo tempo, uma vez armazenados, são preservados permanentemente por meio de URL própria. Esta função garante que, uma vez descritos e publicados, os recursos educacionais estarão permanentemente acessíveis para que qualquer um possa utilizar.

Descrição e Publicação

Para ser publicado no ARES todo recurso educacional deve ser descrito quanto aos seus aspectos físicos e de conteúdo. Nesta descrição devem ser informados os aspectos gerais (título, autor, idioma, versão), educacionais (nível educacional, público-alvo, objetivo educacional) e temáticos (assunto, resumo, palavras-chave). Essa descrição, feita em um formulário próprio do DSpace, é o que possibilita o armazenamento e a preservação dos recursos, além da sua busca e recuperação.

Busca e Recuperação

Com a descrição das informações sobre os recursos educacionais é possível fazer buscas simples, utilizando termos mais genéricos, ou ainda, buscas mais refinadas, combinando informações. O sistema irá retornar recursos de acordo com a necessidade indicada na busca e aquilo que se tem disponível. O sistema executa as buscas em todos os campos detalhados na descrição e retorna resultados apresentando também todas informações sobre um recurso.

Divulgação e Disseminação

O ARES é indexado por diversos metabuscadores. Esses sistemas de busca integrada e simultânea possibilitam que todos os recursos disponíveis no Acervo possam ser buscados e recuperados também em outras plataformas, como o Campus Virtual de Saúde Pública e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, possibilitando assim maior alcance na disseminação de recursos educacionais em saúde. Além das instituições que compõem a Rede UNA-SUS, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Programa Telessaude Brasil Redes colaboram na publicação e disseminação de recursos e na divulgação do ARES.