Conheça a UNA-SUS

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Sistema UNA-SUS conta com uma rede colaborativa formada atualmente por 36 instituições de ensino superior que oferecem cursos a distância.

Em sete anos de história, a UNA-SUS alcançou a marca de 1 milhão de matrículas. Hoje, as ofertas educacionais cobrem cerca de 98% dos municípios brasileiros, sendo que aproximadamente 50% dos profissionais capacitados são oriundos da atenção básica.

Os cursos ofertados pela UNA-SUS não são escolhidos a esmo. As ofertas sempre acompanham as necessidades da população e trazem as especificidades de cada público, além de buscar soluções para os problemas de saúde pública. A gama de ofertas inclui cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização e mestrados profissionais, que abordam os mais diversos temas na área da saúde, desde assuntos específicos como diagnóstico e tratamento de doenças, até temáticas mais abrangentes como políticas públicas em saúde.

Além da Rede UNA-SUS, o Sistema é composto pelo Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), repositório digital público da UNA-SUS, no qual são disponibilizados materiais, tecnologias e experiências educacionais de livre acesso pela internet. Considerado hoje o maior acervo digital em saúde da América Latina, o ARES reúne milhares de recursos educacionais que versam sobre temáticas diferenciadas de livre acesso e reutilização, produzidos pelas instituições de ensino que compõem a Rede UNA-SUS.

Outro componente do Sistema é a Plataforma Arouca, um banco de dados nacional do SUS, sob responsabilidade da Secretaria Executiva da UNA-SUS/Fiocruz, que concentra todos os dados dos cursos e suas ofertas. A ferramenta contém ainda o registro histórico dos profissionais de saúde do SUS e seus certificados educacionais. Por meio dessa ferramenta o usuário poderá visualizar os cursos ofertados, filtrados conforme a profissão, o interesse e/ou região.

Os cursos em oferta também podem ser acessados pelo Portal de Cursos.

Instituído pelo Decreto 7.385 de 8 de dezembro de 2010 e regulamentado pela Portaria Interministerial nº 10 de 11 de julho de 2013 .

O Sistema UNA-SUS tem os seguintes objetivos:

  • Propor ações para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS;
  • Ofertar cursos e programas de especialização, aperfeiçoamento e outras formas de qualificação dirigida aos profissionais do SUS, por meio das instituições que integram a Rede UNA-SUS;
  • Fomentar e apoiar a disseminação de meios e tecnologias de informação e comunicação que possibilitem ampliar a escala e o alcance das atividades educativas;
  • Contribuir para a redução das desigualdades entre as diferentes regiões do País, por meio da oferta de cursos de capacitação e educação permanente;
  • Contribuir com a integração ensino-serviço na área da atenção à saúde.

SECRETARIA EXECUTIVA


Manoel Barral-Netto
Secretário Executivo



Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e exerce a função de Secretário Executivo da UNA-SUS desde novembro de 2017. Médico pela Faculdade de Medicina da Bahia (1976). Doutor em Patologia Humana (1988). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Bahia). Sua principal atividade de pesquisa é na área de imunoregulação de doenças parasitária, principalmente leishmanioses e malária.
Alysson Feliciano Lemos
Coordenador de Monitoramento e Avaliação



Engenheiro Agrícola e Ambiental, pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Mestre em Engenharia Agrícola, também pela UFV (2006). Especialista em Bioética pela Universidade de Brasília - UnB (2010) e Poluição do ar e saúde pública pela Universidade de São Paulo - USP (2010).
Roberto Francisco Vianna
Coordenador Administrativo



Formado em Comunicação Social/Jornalismo em 1977, com especializações em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde pela ENSP, Administração de Marketing pela FAFI/BH e em Comunicação Empresarial e Governamental pela UNA/BH. Coordena atualmente na SE/UNA-SUS pesquisas avaliativas na área de Políticas Públicas de Saúde.
Vinícius de Araújo Oliveira
Coordenador de Gestão do Conhecimento



Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Mestre em Saúde Pública, pela mesma universidade (2007), com experiência em Saúde Digital, Atenção Primária à Saúde, Políticas de Recursos Humanos em Saúde, Telessaúde/Telemedicina e educação a distância. Coordenador da área temática de saúde no projeto Brasília 2060 do Grupo de Pesquisa de Gestão Estratégica do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia - IBICT. Professor visitante da Universidade do Estado do Amazonas.