Institucional
UNA-SUS e Fiocruz Brasília promoveram quarto webinário da série sobre Inteligência Artificial na Educação a Distância
O webinário abordou os desafios e soluções relacionados a modelos de linguagem e à detecção de plágio no contexto da EAD.
Na última quarta-feira, 27 de agosto, quarta-feira, a UNA-SUS, em parceria com a Fiocruz Brasília, realizou o webinário "Modelos de linguagem e detecção de plágio: desafios e soluções no contexto da EAD".
Os palestrantes desta edição foram Josué de Lacerda, coordenador da equipe Moodle da SE/UNA-SUS, analista de sistemas formado pela Universidade de Vila Velha e pós-graduando em Gerenciamento de Projetos; e Daniel Lico, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e coordenador da área de Tecnologia da Informação no Projeto UNA-SUS/UNIFESP – além de contar com 24 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação.
Plágio x apoio pedagógico
As contribuições dos especialistas proporcionaram ao público reflexões sobre a integração da inteligência artificial (IA) em ambientes virtuais de aprendizagem, contextualizada no âmbito da UNA-SUS. O objetivo foi debater os impactos do uso de modelos de linguagem (LLMs) na produção de conteúdo por estudantes e demais usuários.
Josué de Lacerda iniciou o webinário falando sobre o cenário incerto em relação ao plágio e ao uso de ferramentas de IA. Ressaltou, entretanto, que essas ferramentas também podem ser aplicadas em contextos pedagógicos, auxiliando o aprendizado. “A gente montou esse webinário exatamente com esse foco: para a gente poder abrir um pouco mais esse leque em ter uma discussão ampla em relação à questão da IA no contexto pedagógico, e como a gente pode tratar o cenário de plágio”, reforçou.
Ele explicou aos participantes os diferentes tipos de plágio, como o direto, que traz a cópia exata de um texto, sem alteração, aspas ou citação de fonte ou o em mosaico, que apresenta uma combinação de trechos sem a referência adequada, entre outros. Com a IA, o plágio pode ocorrer por meio de conteúdos que são gerados e apresentados como próprios, mas que não são e nem apresentam a devida atribuição.
Após a introdução conceitual no tema, Daniel Lico entrou com suas contribuições no debate, apresentando como funcionam detectores de textos criados por IA – e quais as características mais comuns desses textos, como a repetição de palavras ou a conexão fraca entre ideias. Ele testou, junto aos participantes, ferramentas como Smodin, CopyLeaks, ZeroGPT e outras, mostrando suas principais particularidades.
Os palestrantes reforçaram que o uso das ferramentas de IA já é adotado de forma massiva pelos estudantes, e saber conviver com elas, tirando o melhor de seu potencial, é o ideal. Contudo, existem desafios, como os limites dos detectores e a constante atualização das próprias ferramentas, em busca de serem cada vez mais “humanas”. Eles ressaltaram que a tecnologia veio para agregar e ajudar, mas que o pensamento crítico é sempre fundamental: um texto, por exemplo, não deve ser criado por IA, mas auxiliado por ela.
Desafios e caminhos do EAD nos cenários atuais
Foram apresentados alguns desafios e caminhos da utilização de IA na EAD nos dias de hoje, como:
- Política institucional clara sobre uso de IA (o que é permitido, como citar, consequências);
- Declaração de uso de IA, com prompts e rascunhos anexados;
- Detector de IA ser tratado como indício e não veredito (cruzar evidências técnicas com análises docentes).
Assista o webinário na íntegra aqui.
IA na Educação a Distância: Aprofundando o debate na Rede UNA-SUS
Este foi o quarto da série de webinários que serão promovidos ao longo do ano pela UNA-SUS. A sequência tem como tema “IA na Educação a Distância: Aprofundando o debate na Rede UNA-SUS” e tem o propósito de debater como essa tecnologia pode ser utilizada para apoiar o planejamento, produção e oferta de oportunidades educacionais na modalidade educação à distância, funcionando também como apoio a tutores e alunos.
Em outubro, está prevista a quinta edição da série, dividida em dois episódios, com a participação do médico e pesquisador Gregório Victor Rodrigues, debatendo sobre IA na análise de dados da educação a distância.
Os webinários são realizados pelo canal oficial da Fiocruz Brasília no YouTube.
Siga acompanhando as redes sociais e o portal da UNA-SUS para mais informações.