Institucional

8 de dezembro: 15 anos de UNA-SUS

Em 2025, a UNA-SUS celebra uma trajetória construída coletivamente e seu impacto em todo o país.

- Maíra Valério - Ascom SE/UNA-SUS



O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) completa, neste 8 de dezembro, 15 anos de existência. Criado em 2010 para responder às demandas de capacitação e educação permanente dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), o programa se consolidou como uma das principais estratégias nacionais de qualificação em saúde. A iniciativa foi instituída pelo Decreto nº 7.385, de 8 de dezembro de 2010, e regulamentada pela Portaria Interministerial nº 10, de 11 de julho de 2013

Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Sistema reúne hoje uma rede colaborativa formada por 35 instituições públicas de ensino superior que oferecem cursos gratuitos a distância, a Rede UNA-SUS.


Rede UNA-SUS reunida



Mais de 11 milhões de matrículas e oferta diversificada 

Ao longo de sua trajetória, a UNA-SUS já contabiliza mais de 11 milhões de matrículas em mais de 550 cursos oferecidos em todo o território nacional. As ofertas educacionais chegam aos 5.570 municípios brasileiros, com destaque para a Atenção Básica, que concentra cerca de 50% dos profissionais capacitados. 

Os cursos oferecidos pela UNA-SUS são planejados de acordo com as necessidades da população e as especificidades de cada público, buscando soluções para os desafios da saúde pública. A oferta inclui cursos online abertos, de extensão, aperfeiçoamento, especializações (voltadas aos programas de provimento) e mestrados profissionais, abordando desde temas específicos, como diagnóstico e tratamento de doenças, até questões mais amplas, como políticas públicas em saúde.

ARES e Plataforma Arouca 

Além disso, o Sistema UNA-SUS conta também com o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), o maior repositório digital público em saúde da América Latina. Nele, estão disponíveis materiais, tecnologias e experiências educacionais de livre acesso e reutilização, produzidos pelas instituições da Rede UNA-SUS. 

Outro componente é a Plataforma Arouca, um banco de dados nacional do SUS que concentra informações sobre os cursos, suas ofertas e o histórico de formação dos profissionais de saúde. A ferramenta permite aos usuários consultar cursos de acordo com a profissão, interesses e região, além de acessar certificados educacionais.

Pesquisa, respostas rápidas e parceria com programas de provimento  

A UNA-SUS atua também no incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e na resposta rápida a emergências em saúde, oferecendo cursos voltados a situações críticas, como enchentes ou epidemias de vírus e arboviroses – e é parceira dos programas de provimento brasileiros, que buscam descentralizar a atenção à saúde pelo território nacional e democratizar o acesso a serviços essenciais.

UNA-SUS: a experiência educacional pública que deu certo

De acordo com Francisco Campos, professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Políticas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fiocruz, consultor sênior e também um dos idealizadores da UNA-SUS, a tradição do Ministério da Saúde era realizar capacitações presenciais, que, além de terem custo elevado, exigiam o deslocamento dos profissionais de seus locais de prática, contribuindo inclusive para o desfalque da assistência. Uma pessoa que saísse do interior do Amazonas para Manaus para se qualificar, por exemplo, acabava deixando sua região descoberta. 

Desse modo, com o avanço das tecnologias de comunicação e informação, mesmo diante de todas as dificuldades, tornou-se possível implementar uma abordagem mais ousada e organizar cursos na modalidade de educação a distância, bastante diferente da presencial. “Acho que, há 15 anos, fizemos uma experiência educacional que segue os ditames da Constituição brasileira e que hoje é a maior experiência educacional pública do mundo”, afirma Campos. “Por isso, tenho muito orgulho de ter participado do início do projeto”, acrescenta.


Francisco Campos

Comemorações dos 15 anos da UNA-SUS 

Ao longo do ano, os 15 anos da UNA-SUS foram celebrados com diversas atividades promovidas por toda a Rede e pela Secretaria Executiva, incluindo palestras, oficinas, lançamentos e ações descentralizadas em todo o território nacional. O estande da UNA-SUS no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), realizado entre 28 de novembro e 3 de dezembro em Brasília (DF), também foi uma oportunidade de comemorar essa trajetória. 

No dia 30 de novembro, o 32º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS marcou a história do Sistema com falas especiais, bolo e parabéns. Além disso, foram produzidos materiais comemorativos, incluindo uma revista lançada e distribuída na versão impressa durante o Abrascão, que em breve estará disponível online, e vídeos. Um deles, lançado em outubro, traz a secretária executiva Fabiana Damásio celebrando conquistas da Rede e anunciando os 15 anos. Hoje, nesta data especial, está sendo lançado um vídeo institucional inédito, que apresenta um breve histórico de toda a trajetória da UNA-SUS. Assistam e compartilhem! 

Essa história de sucesso foi construída coletivamente, envolvendo profissionais, instituições e parceiros de todo o país, refletindo o compromisso contínuo com a educação permanente em saúde. Que venham muitos mais anos de avanços e conquistas da UNA-SUS! 

Fotos: Paola Resende.

Leia também:



Fonte: SE/UNA-SUS