Institucional
14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) reúne a comunidade de Saúde Coletiva em Brasília (DF)
UNA-SUS marca presença com estande, apresentação de trabalhos e atividades durante todo o evento .
O Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) chega à sua décima quarta edição e será realizado em Brasília, no Distrito Federal, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025.
A cidade se tornará a “Capital da Saúde Coletiva” e reunirá autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais. O tema escolhido para o Congresso deste ano é “Democracia, equidade e justiça climática: a saúde e o enfrentamento dos desafios do século XXI”. Principal evento do campo da Saúde Coletiva, o 14º Abrascão é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Fiocruz Brasília.

Foto: Erich Sacco
Abrascão 2025 registra recorde histórico de submissão de resumos
Foram quase 10 mil resumos enviados (9.980), o maior número registrado para um Abrascão. Com uma programação diversa e atual, que contempla grandes debates, mesas-redondas, painéis, cursos, oficinas e conferências, o 14º Abrascão é a grande oportunidade para aprofundar as discussões sobre os atuais desafios, mobilizar atores e indicar medidas necessárias para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades do Pré-congresso acontecerão nos dias 28 (sexta), 29 (sábado) de novembro; e as atividades do Congresso nos dias 30 (domingo) de novembro, 1º (segunda), 2 (terça-feira) e 3 (quarta-feira) de dezembro.
Um tema para mobilizar
O presidente da Abrasco, Rômulo Paes de Sousa, destaca que a escolha do tema para o 14º Abrascão, “Democracia, equidade e justiça climática: a saúde e o enfrentamento dos desafios do século XXI”, foi pensada para abordar os grandes desafios que atravessam o campo da Saúde Coletiva na atualidade. “O 14º Abrascão será marcante, pois vai abordar os grandes desafios para a nova etapa deste século, o que envolve o debate das questões ambientais, o enfrentamento das iniquidades, os desafios tecnológicos do setor e o excepcional crescimento que a saúde coletiva teve no Brasil. Temos a expectativa de uma presença massiva da comunidade da Saúde Coletiva no Congresso”, declarou.
Brasília recebe o Abrascão
Inaugurada em 21 de abril de 1960, a cidade organizada no Plano Piloto de Lúcio Costa e marcada pelo traço arquitetônico de Oscar Niemeyer contribuiu para uma maior integração nacional, ao deslocar o centro do poder do litoral para o Planalto Central. Brasília foi palco de diversos marcos históricos importantes como a redemocratização, a 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e a Assembleia Nacional Constituinte, que, em 1988, promulgou a Constituição Cidadã, com o Artigo 196, texto que tornou a saúde no Brasil um direito universal e permitiu a criação e regulamentação do SUS em 1990, com a Lei Orgânica da Saúde.
Passados quase 40 anos da 8ª Conferência e da criação do SUS, a comunidade da Saúde Coletiva volta a se reunir em Brasília para integrar saberes, promover debates e construir perspectivas sobre diversas questões que atravessam o campo da Saúde. Além dos antigos desafios sanitários, que ainda persistem, novas problemáticas tomam forma, como a necessidade de fortalecer a democracia, combater as iniquidades, alertar para as mudanças climáticas e garantir o direito universal à saúde.
O 14º Abrascão será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul. Maior centro de convenções da América Latina, o CICB possui estrutura moderna e recursos tecnológicos para eventos de diversos formatos. Está próximo a hotéis, ao aeroporto e ao centro de Brasília, facilitando o acesso e a logística para participantes e organizadores.

UNA-SUS marca presença no Abrascão 2025
A UNA-SUS terá um estande próprio durante todos os dias no CICB, com o lançamento da revista que celebra seus 15 anos de trajetória no dia 30 de novembro, às 15h. Além disso, dezenas de representantes da Rede UNA-SUS apresentarão trabalhos ao longo do Abrascão.
Nas atividades pré-evento, a assessora da SE/UNA-SUS e coordenadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Débora Dupas, ministra a oficina “O ensino em Saúde Digital: da Educação Profissional e Tecnológica à Pós-Graduação”, na sala Mãe Beata de Iemanjá, Piso 3, CICB, na manhã e tarde do dia 28 de novembro. No dia 29, será realizado o 32º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, no auditório interno da Fiocruz Brasília.
SAIBA MAIS
14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva