Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

UNA-SUS/UFMG abre matrículas para cursos sobre Atenção Domiciliar

Estão abertas as matrículas para novas turmas de três dos cursos que integram o Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância, que tem como objetivo capacitar os gestores para o gerenciamento dos serviços de atenção domiciliar e os profissionais de saúde para um atendimento qualificado nesta modalidade. As capacitações são oferecidas pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG), integrante da Rede UNA-SUS, em parceria com Ministério da Saúde.

Os cursos têm como público alvo os profissionais e gestores de saúde com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), mas a matrícula é livre a todos os interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas até 31 de outubro, pelo site: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/cursos/.

 Nas ofertas anteriores, os cursos alcançaram um total de 15.891 matriculados. Confira abaixo mais informações sobre cada uma das novas ofertas!

Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior

Com carga horária de 60 horas, a oferta tem como objetivo preparar os profissionais de saúde para o atendimento domiciliar nos casos em que o paciente exige cuidados complexos e específicos, como o tratamento de feridas profundas, infecções, entre outros procedimentos do gênero.

Dividido em sete unidades, o curso aborda, dentre outros temas, estomas; lesões cutâneas crônicas; acesso venoso central; fecaloma: abordagem clínica, princípios e intervenções; diálise; paracentese abdominal terapêutica e os princípios para o cuidado à saúde bucal na Atenção Domiciliar.

Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar

 Com o objetivo de preparar profissionais de saúde que atuam no SUS para o exercício de práticas terapêuticas que melhorem a qualidade de vida de pessoas com insuficiência respiratória, o curso aborda temas como traqueostomia e avaliação e fisioterapia respiratória. A carga horária é de 45 horas.

Atenção Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde

O curso qualifica profissionais de saúde de nível superior e médio e gestores que atuam no SUS para a realização de procedimentos e cuidados do paciente em domicílio.

Com carga horária de 45 horas, a capacitação contextualiza a atenção domiciliar na Rede de Atenção de Saúde do Sistema Único de Saúde (RAS-SUS), no âmbito da Rede Básica à Saúde (RBS), considerando: a Política Nacional de Atenção Básica à Saúde e as diretrizes e normas da área.

São cinco unidades que abordam tópicos como território, redes de atenção e necessidades de saúde; gestão e organização da atenção domiciliar na rede básica de saúde; avaliação, monitoramento da Atenção Domiciliar na rede básica de saúde; classificação, níveis de complexidade e riscos da AD na Rede Básica de Saúde e Plano de cuidado individual na Atenção Domiciliar.

Essa última unidade destaca ações de natureza complementar e compartilhada e ações assistenciais específicas da equipe de enfermagem, do enfermeiro, do médico, do agente comunitário de saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde Família (NASF).