Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

A Atenção Domiciliar tem se expandido progressivamente no Brasil, principalmente por conta de características específicas da modalidade, que possibilita a articulação de vários pontos da rede, otimiza o uso de leitos e recursos hospitalares, amplia o acesso ao leito e ao lar, além de representar uma solução para a sobrecarga das portas de Urgência.

O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância tem o objetivo de fazer com que gestores se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar e que profissionais da atenção à saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

O programa é online, composto por 19 módulos e é totalmente auto instrutivo, ou seja, não há tutores. Também é possível acessar o conteúdo através de tablets e smartphones. Gestores e profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências através da Comunidade de Práticas e também participar de enquetes e fórum de discussão, promovidos na plataforma do curso. Destinado a  profissionais de saúde de nível superior e técnico, que estejam inseridos nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) que compõem o Programa Melhor em Casa, nas Equipes de Atenção Básica e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como os profissionais de saúde que trabalhem na gestão dos serviços de atenção domiciliar (SAD) e demais gestores.

O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Universidades integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UFMA, UFC, UFSC, UFMG, UFCSPA, UFPE, UFPel, UERJ).

Abaixo, clique no link do módulo que deseja cursar para realizar sua matrícula:

 1. Introdução à Atenção Domiciliar (UFC) Inscrições abertas!

 2. Implantação e Gerenciamento de um Serviço de Atenção Domiciliar – SAD (UFSC) - Inscrições encerradas!

 3. Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde (UFMG) Inscrições abertas!

 4. Judicialização da Saúde em Atenção Domiciliar (UERJ) Inscrições abertas!

 5. Gestão do Cuidado na Atenção Domiciliar (UFCSPA) - Inscrições encerradas! Alunos já matriculados podem acessar o curso até 1º de outubro.
 

 6. Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar (UFCSPA) - Inscrições encerradas! Alunos já matriculados podem acessar o curso até 1º de outubro.

 7. Cuidadores e a Atenção Domiciliar (UFCSPA) - Inscrições encerradas! Alunos já matriculados podem acessar o curso até 1º de outubro.

 18. Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar (UERJ) Inscrições abertas!

 8. Abordagem domiciliar em Situações Clínicas Comuns Materno-Infantis (UFMA) - Inscrições encerradas! Alunos já matriculados podem acessar o curso até 30 de setembro.

 9. Abordagem domiciliar de situações clínicas comuns em adultos (UFPE) -  Inscrições abertas!

 10. Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos (UFPel) * - Inscrições abertas!

 17. Cuidados Paliativos e Óbito no Domicílio (UFPel) - Inscrições abertas!

 11. Princípios para o Cuidado Domiciliar I (UFSC) ** -  Inscrições abertas!

 12. Princípios Para o Cuidado Domiciliar II (UFPE) ** - Inscrições abertas!

 13. Princípios para o cuidado domiciliar por profissionais de nível superior (UFMG) -Inscrições abertas!

 16. Oxigenoterapia e ventilação mecânica em atenção domiciliar (UFMG) - Inscrições abertas!

 14. Intercorrências Agudas no Domicílio I (UFMA) *  Inscrições encerradas! Alunos já matriculados podem acessar o curso até 30 de setembro.

 15. Intercorrências Agudas no Domicílio  II (UFC) * - Inscrições abertas!

 19. Intercorrências Agudas no Domicílio III (UFMA) Inscrições encerradas! Alunos já matriculados podem acessar o curso até 30 de setembro.

 

 * Módulos destinados a médicos e enfermeiros. Para realização destes módulos, os dados ocupacionais serão verificados na Plataforma Arouca com base no Cadastro de Órgãos Oficiais, como CNES e CFM. 

 ** Módulos destinados a enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para realização destes módulos, os dados ocupacionais serão verificados na Plataforma Arouca com base no Cadastro de Órgãos Oficiais, como CNES.