Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

UNA-SUS/UFCSPA lança nova oferta do módulo Cuidadores e a Atenção Domiciliar

Estão abertas as inscrições para a nova oferta do curso Cuidadores e a Atenção Domiciliar, destinado a profissionais de saúde atuantes no SUS. O curso foi desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), instituição integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

As matrículas podem ser realizadas até o dia 04/12, ou até que as vagas se esgotem,  pelo link.

A iniciativa faz parte do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar e tem como objetivo qualificar a gestão do cuidado centrado no indivíduo, realizado por médicos e enfermeiros.

Com carga-horária de 30h, o módulo aborda os conceitos de Cuidado e Autocuidado no contexto da Atenção Domiciliar, os tipos de cuidadores: formal e informal e respectivas competências e habilidades, oportuniza a análise reflexiva sobre a relação cuidador - pessoa cuidada - família, destaca aspectos importantes da relação entre a Equipe de Saúde e o Cuidador e, ao final, apresenta a legislação e estatutos relacionados ao Cuidador e a pessoa cuidada.

O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar é uma parceria entre a Coordenação Geral de Atenção Domiciliar - CGAD/DAB/SAS/MS, a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e diversas Universidades integrantes da Rede UNA-SUS: UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ. Para conhecer os outros módulos de AD, clique aqui.

Fonte: UNA-SUS/UFCSPA

Palavras Chave: