Geral

UNA-SUS/UFCSPA lança nova oferta de Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde atuantes no SUS já podem se inscrever na nova oferta do curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar, desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), integrante do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

A iniciativa faz parte do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar e tem como objetivo capacitar profissionais de saúde no uso da abordagem familiar para qualificar a Assistência Domiciliar. São oferecidas 1000 vagas e o curso tem início imediato.

As matrículas podem ser realizadas até o dia 05/11, ou até as vagas se esgotarem, pelo link.

Para isso, prepara o aluno para organizar e manter contato com a família em questão; coordenar a gestão da doença de forma colaborativa com a pessoa assistida e a família; identificar o impacto da doença na família e as necessidades de todos; reconhecer situações disfuncionais ou de risco na família, em decorrência da doença, e manejar tal disfunção familiar que possa interferir na prestação da assistência domiciliar.

Com carga-horária de 30h, o curso é dividido em 8 capítulos que apresentam os aspectos teóricos e assistenciais e abordam os conceitos de cuidado e autonomia, o Programa de Cuidado Domiciliar, a Visita Domiciliar, a assistência no domicílio, a abordagem integral, a entrevista de família no cuidado familiar, as ferramentas de abordagem familiar e risco familiar.

O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar é uma parceria entre a Coordenação Geral de Atenção Domiciliar - CGAD/DAB/SAS/MS, a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e diversas Universidades integrantes da Rede UNA-SUS: UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ. Para conhecer os outros módulos de AD, clique aqui.

Fonte: UNA-SUS/UFCSPA