Curso

UNA-SUS/UFCSPA abre matrículas para curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar

- Claudia Bittencourt



Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), integrante do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abre, nessa sexta-feira (1/12), as matrículas para nova turma do curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar.
 

Profissionais de saúde podem se matricular gratuitamente até o dia 17/02, ou até que as vagas estejam esgotadas,  pelo link. O início do curso é imediato. Para se inscrever, é necessário se cadastrar no Acesso UNA-SUS.

A iniciativa faz parte do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar e tem como objetivo capacitar profissionais de saúde no uso da abordagem familiar para qualificar a Assistência Domiciliar. Dessa forma, o curso prepara o aluno para organizar e manter contato com a família em questão; coordenar a gestão da doença de forma colaborativa com a pessoa assistida e a família; identificar o impacto da doença na família e as necessidades de todos; reconhecer situações disfuncionais ou de risco, em decorrência da doença, e manejar tal disfunção familiar que possa interferir na prestação da assistência domiciliar.

Com carga-horária de 30h, o curso é dividido em 8 capítulos que apresentam os aspectos teóricos e assistenciais e abordam os conceitos de cuidado e autonomia, o Programa de Cuidado Domiciliar, a Visita Domiciliar, a assistência no domicílio, a abordagem integral, a entrevista de família no cuidado familiar, as ferramentas de abordagem familiar e risco familiar.

O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar é uma parceria entre a Coordenação Geral de Atenção Domiciliar - CGAD/DAB/SAS/MS, a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e diversas Universidades integrantes da Rede UNA-SUS: UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ. Para conhecer os outros módulos de AD, clique aqui.