Curso

UNA-SUS/UFMG lança novo curso sobre Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica

Com 30 horas, a qualificação aborda temas referentes ao cenário alimentar e nutricional brasileiro.

- Larissa Borges - Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o novo curso online Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica,  oferecido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) juntamente com a UNA-SUS. O curso é livre e gratuito para os profissionais de todas as áreas da saúde.

Profissionais de saúde interessados em aprimorar as ações de promoção de saúde, alimentação adequada e saudável nos serviços da Rede de Atenção Primária à Saúde devem se matricular até o dia 20 de novembro de 2021, pelo link. O início é imediato e, como em todos os cursos da UNA-SUS,  a oferta é totalmente gratuita e oferece certificado.

Sobre o curso

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda o cenário alimentar e nutricional brasileiro, a classificação dos alimentos adotados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, além de aspectos teóricos e reflexivos par ao planejamento e execução de ações coletivas de PAAS mais efetivas, considerando o indivíduo, o território e a comunidade.

O objetivo do curso é suprir a demanda de profissionais que buscam por qualificação direcionada para as ações coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS), mas também contribuir de forma dinâmica com o planejamento e o desenvolvimento das ações coletivas nas práticas cotidianas.

Sobre o Guia

De acordo com o Guia, a promoção da alimentação saudável é uma diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e uma das prioridades para a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros. Estar livre da fome e ter uma alimentação saudável e adequada são direitos humanos fundamentais dos povos.

O intuito do Ministério da Saúde e do Guia é orientar a todos como ter uma alimentação saudável, fazer escolhas alimentares mais adequadas e associar à prática regular de atividade física, como fundamental para uma boa saúde. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, como desnutrição, anemia e hipovitaminose A, obesidade, diabetes e hipertensão.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFMG