Institucional
Saúde Digital é destaque no Pré-Congresso do 14º Abrascão
Nesta sexta-feira (28), a assessora da UNA-SUS e coordenadora da Fiocruz/MS, Débora Dupas, coordenou a oficina “O ensino em Saúde Digital: da Educação Profissional e Tecnológica à Pós-Graduação”.
O 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) teve início nesta sexta-feira, 28 de novembro, em Brasília (DF), e segue até 3 de dezembro de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento reúne autoridades, pesquisadores, docentes, estudantes, trabalhadores da saúde e movimentos sociais para debater democracia, equidade e justiça climática, consolidando a capital federal como referência nacional da Saúde Coletiva.
As atividades do Pré-Congresso acontecem nos dias 28 (sexta-feira) e 29 (sábado) de novembro. Já a programação oficial do Congresso ocorre nos dias 30 (domingo) de novembro e 1º (segunda-feira), 2 (terça-feira) e 3 (quarta-feira) de dezembro.
Saúde digital em foco
Nesta sexta-feira (28), a assessora da UNA-SUS e coordenadora da Fundação Oswaldo Cruz Mato Grosso do Sul (Fiocruz/MS), Débora Dupas, coordenou a oficina “O ensino em Saúde Digital: da Educação Profissional e Tecnológica à Pós-Graduação”, realizada ao longo da manhã e da tarde no CICB. Ela destacou que a transformação digital vem exigindo novas práticas profissionais e mudanças nos processos educacionais. “Neste sentido, é imprescindível discutir o ensino em saúde digital nos diversos níveis, da graduação a pós, assim como no mundo do trabalho, na perspectiva da educação permanente em saúde”, acrescentou.

A abertura da programação da manhã foi conduzida por Francisco Campos (Fiocruz/UNA-SUS), que moderou a mesa inicial. A discussão incluiu o tema “Cenário atual e perspectivas internacionais para o ensino da saúde digital na Região das Américas”, apresentado em vídeo por Marcelo D’Agostino, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Na sequência, Juliano Gaspar, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordou “Quais as competências esperadas aos profissionais da saúde no contexto da saúde digital?”. Elisabete Salvador, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), trouxe reflexões sobre “Necessidades do SUS e a diversidade dos territórios: a prática dos trabalhadores dos serviços de saúde”, entre outros participantes que contribuíram para enriquecer o debate.

Durante toda a manhã, foram discutidos temas como competências digitais necessárias aos profissionais de saúde, desigualdades territoriais na formação, tendências internacionais e demandas concretas dos serviços de saúde diante da transformação digital.
No período da tarde, os participantes se reuniram em Grupos de Trabalho para aprofundar a discussão sobre a formação em Saúde Digital em diferentes níveis educacionais. Os grupos debateram educação permanente em saúde, incluindo cursos de curta e média duração, formação técnica e superior, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu. As discussões apontaram desafios, oportunidades e caminhos para fortalecer a formação em saúde digital de forma alinhada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e à diversidade dos territórios.
Fotos: Paola Resende
Saiba mais
Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em parceria com a Fiocruz Brasília, o 14º Abrascão teve 10.861 inscritos e 8.398 trabalhos aprovados, consolidando sua edição mais diversa e participativa. O tema escolhido para o Congresso deste ano é “Democracia, equidade e justiça climática: a saúde e o enfrentamento dos desafios do século XXI”.
A UNA-SUS terá um estande próprio durante todos os dias no CICB, com o lançamento da revista que celebra seus 15 anos de trajetória no dia 30 de novembro, às 15h. Além disso, dezenas de representantes da Rede UNA-SUS apresentarão trabalhos ao longo do Abrascão.
Site do Abrascão: 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
Leia também: