Curso

Promoção da alimentação saudável na Atenção Básica é tema de curso da UNA-SUS/UFSC

Com 30h, a capacitação visa instrumentalizar o profissional de saúde e sua equipe para melhorar as condições alimentares, nutricionais e de vida das populações.

- Claudia Bittencourt - SE/UNA-SUS



Capacitar profissionais de saúde para que sejam capazes de melhorar as condições alimentares, nutricionais e de vida das populações. Esse é o objetivo do curso online autoinstrucional Promoção da Alimentação Saudável na Atenção Básica, que está com as matrículas abertas até 31 de dezembro de 2019.

A capacitação está sendo oferecida pela segunda vez pela Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFSC) e, em sua primeira turma, obteve mais de 9 mil matrículas.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular pelo site. O início é imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é gratuito.

Com carga horária de 30 horas, divididas em três unidades, o curso aborda a alimentação como um direito humano e discute a situação epidemiológica nutricional da população brasileira. Além disso, proporciona estratégias – como o diagnóstico e planejamento -  para que o profissional possa inserir a promoção da alimentação saudável em seu território, considerando as especificidades locais.

De acordo com as autoras do curso, Cristine Garcia Gabriel e Andhressa Fagundes, os conteúdos são baseados no Direito Humano à Alimentação Adequada, a Soberania e à Segurança Alimentar e Nutricional, de modo condizente com a realidade do território e, claro, com a aplicabilidade prática na sua rotina. “Acreditamos que esse compartilhamento será fundamental para desenvolver habilidades e potenciais no local de atuação em que você se encontra. Cremos, ainda, que estamos semeando pequenos conceitos que, nas mãos de profissionais engajados, irão se transformar em melhor qualidade de vida para os brasileiros assistidos pelo SUS”, afirmam.

As leituras, reflexões e discussões realizadas nesse curso possibilitarão elencar potencialidades no âmbito da Promoção da Alimentação Saudável, que se mostra estratégia fundamental no combate às principais doenças crônicas que têm acometido grande parcela da população brasileira. Dentre os principais desafios, destacamos a necessidade de uma equipe interdisciplinar e com qualificação para desenvolver ações de alimentação e nutrição, visando assegurar o direito de todos à alimentação adequada.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFSC