Curso

Programa de hanseníase do Ministério da Saúde é tema de novo curso

Com carga horária de 10h, a oferta traz informações sobre a gestão do programa, considerando contexto epidemiológico, marcos legais e  medidas para o controle da doença no Brasil.

- Ascom SE/UNA-SUS



O Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de casos de hanseníase, perdendo apenas para a Índia. Só no ano de 2021, foram registrados mais de 15 mil novos casos no país, sendo Mato Grosso, Maranhão, Pará e Pernambuco os estados em que há mais casos da doença atualmente. 

Além disso, com a pandemia de Covid-19, a detecção e o tratamento de doenças crônicas como a hanseníase caiu bastante, uma vez que a progressão da enfermidade pode ser lenta, não exigindo urgência e emergência hospitalar. Ainda, um adulto não diagnosticado e, consequentemente, não tratado pode acabar contaminando pessoas de sua convivência.

Diante desse cenário, a Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS, lançou o curso O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil. O objetivo é qualificar o conhecimento de profissionais de saúde, estudantes e demais interessados,  sobre a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando contexto epidemiológico, marcos legais e medidas para o controle da doença no país.

A capacitação é livre, gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de junho de 2022, pelo link.

A qualificação faz parte do programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária que conta com outros dois cursos, que podem ser realizados e certificados de forma independente ou pela realização do programa como um todo. Tais módulos abordam prevenção, diagnóstico e tratamento de incapacidades físicas e a inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação.

Segundo a Coordenadora Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde (CGDE/DCCI/SVS/MS) Ministério da Saúde, Carmelita Ribeiro Filha, o programa é um investimento para o fortalecimento da atenção primária à saúde como principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde, uma vez que mais de 70% das pessoas acometidas por hanseníase recebem os cuidados neste nível de atenção. "A oferta tem como objetivo ampliar e qualificar processos, habilidades e competências para que os profissionais de saúde, das mais diversas esferas, possam contribuir e promover o cuidado integral e longitudinal da pessoa acometida pela hanseníase e de sua família", destacou a coordenadora.

Confira abaixo informações sobre os três módulos do programa e respectivos links de matrícula.

O cuidado integral em hanseníase

Esta oferta educacional trata desde o diagnóstico, com destaque ao tratamento oportuno da doença, até a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.​

Carga-horária: 40h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação

A oferta incentiva o pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, tendo em mente o enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da Atenção Primária à Saúde (APS), para promover a construção da autonomia das pessoas afetadas pela doença.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil

Este curso traz informações sobre a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle da doença no Brasil.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos.