Curso

Novo curso de hanseníase aborda inclusão social, estigma e discriminação

Com carga horária de 10h, a oferta incentiva o pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, considerando o enfrentamento do estigma e da discriminação para promoção da autonomia das pessoas afetadas pela doença.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados já podem se matricular no curso Hanseníase na Atenção Primária: Inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação.

Produzida pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS, a capacitação é livre, gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de junho de 2022, pelo link.

Segundo a Coordenadora Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde (CGDE/DCCI/SVS/MS) Ministério da Saúde, Carmelita Ribeiro Filha, mais de 70% das pessoas acometidas por hanseníase no Brasil recebem seus cuidados na Atenção Primária à Saúde (APS).

Diante desse cenário, o curso propõe um pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, tendo em mente o enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da APS, para promover a construção da autonomia das pessoas afetadas pela doença. 

Além disso, a qualificação faz parte do programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária que conta com outros dois cursos, que podem ser realizados e certificados de forma independente ou pela realização do programa como um todo. Tais módulos abordam prevenção, diagnóstico e tratamento de incapacidades físicas; e a gestão do programa de Hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, contexto epidemiológico e estratégias necessárias para o controle da enfermidade no Brasil.

"Esse programa é um investimento para o fortalecimento da atenção primária à saúde como principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde e aos seus profissionais que, com suas habilidades e competências qualificadas e ampliadas, possam promover o cuidado integral e longitudinal da pessoa acometida pela hanseníase e de sua família", destacou a coordenadora.

Confira abaixo informações sobre os três módulos do programa e respectivos links de matrícula.

O cuidado integral em hanseníase

Esta oferta educacional trata desde o diagnóstico, com destaque ao tratamento oportuno da doença, até a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.​

Carga-horária: 40h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação

A oferta incentiva o pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, tendo em mente o enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da Atenção Primária à Saúde (APS), para promover a construção da autonomia das pessoas afetadas pela doença.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil

Este curso traz informações sobre a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle da doença no Brasil.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos.