Curso

Violência por parceiro íntimo e perspectiva relacional de gênero é tema de curso da UNA-SUS

De forma estratégica, o curso amplia a discussão da violência que atravessa as relações de parceiros íntimos, que passa pela compreensão de tal temática como uma forma de violência de gênero.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



Atentos à necessidade de fortalecimento dos conhecimentos e habilidades dos profissionais de saúde frente à violência de gênero, a Universidade de Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS, lança a atualização do curso Violência por parceiro íntimo e perspectiva relacional de gênero.

Gestores, profissionais de saúde, estudantes e demais interessados no tema podem se matricular até 21 de janeiro de 2025, pelo site.

De forma estratégica, o curso amplia a discussão da violência que atravessa as relações de parceiros íntimos, que passa pela compreensão de tal temática como uma forma de violência de gênero – a que trata das relações de poder e à distinção entre as características culturais atribuídas a cada um dos sexos e suas peculiaridades biológicas. Busca-se dessa forma instrumentalizar ações que modifiquem essas relações desiguais.

Com carga horária de 30 horas, os temas abordados pelo curso englobam os diferentes conceitos de violência e a perspectiva relacional de gênero. Por fim, aborda formas de diversidade sexual dentro do marco de violência de gênero e população LGBTQIA+ e as circunstâncias em que ocorrem as diferentes formas de violência e discriminação contra essa comunidade.

Cursos com temática relacionada

A dinâmica da violência no contexto familiar

Atenção a homens e mulheres em situação de violência por parceiro íntimo

Políticas públicas no enfrentamento da violência por parceiro íntimo

Rede de atenção às pessoas em situação de violência por parceiro íntimo

Os cursos têm início imediato após a matrícula, é autoinstrucional e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, totalmente gratuito. Para os concluintes, será disponibilizada uma Declaração de Conclusão - até que a emissão de certificados finais seja normalizada, devido à manutenção de sistemas na UNA-SUS.



Fonte: SE/UNA-SUS