Geral

Vigilância e prevenção de acidentes é tema de nova oferta da UNA-SUS/UFMA

- Cissa Paranagua



A Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA) lança, nessa quinta-feira (31), o curso online Vigilância e prevenção das violências e acidentes. A oferta é uma ação do Ministério da Saúde e integra a formação na área de Vigilância, composta por 12 cursos voltados à temática.

 

O curso é destinado, prioritariamente, aos profissionais que atuam ou que possam vir a atuar nas ações de vigilância em saúde e atenção primária, especialmente na prevenção das doenças no âmbito municipal e estadual do Sistema Único de Saúde (SUS). Demais interessados no tema também podem acessar o conteúdo.

 

As matrículas podem ser realizadas gratuitamente até o dia 31 de dezembro, pelo site. A capacitação é autoinstrucional e tem início imediato.

 

Segundo a mestre em Saúde Pública, enfermeira sanitarista e uma das responsáveis pelo curso, Rayone Veloso Souto, a iniciativa surgiu da necessidade de suprir a demanda de conhecimento dos profissionais de saúde que atuam na prevenção de violências e acidentes e na promoção da Cultura de Paz, no âmbito do SUS.

 

“Apesar da magnitude e relevância desses agravos no cenário atual, uma vez que representam a principal causa de morte evitável e adoecimento de jovens, o tema é pouco conhecido e debatido por profissionais de saúde, e muitas vezes, negligenciado por parte dos formuladores e gestores que, por desconhecimento, não reconhecem esses temas como um problema de saúde pública, muito embora sintam diretamente os impactos econômicos, organizativos e assistenciais nas redes de atenção”, reflete a enfermeira.

 

Nesse sentido, a oferta educacional vem de encontro com a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências e de Promoção da Saúde, que tem como uma das suas diretrizes a educação permanente. A capacitação funciona como um processo de aprimoramento do conhecimento, operando numa lógica indissociável de integração ensino-serviço, visando modificar os processos de trabalho, dentro de uma realidade problemática.

 

“Construída em uma linguagem objetiva, clara e aproximada da realidade local, a oferta reúne abordagens teóricas ampliadas e se apresenta como um convite a reflexão dos temas, sob o olhar de quem faz e transforma a prática local, que é justamente o profissional-aluno”, explica Rayone.

 

Com carga-horária de 30h, o curso faz uma revisão teórica dialogada sobre precedentes, marcos legais e teóricos sobre as políticas e programas relacionados a violências e acidentes de trânsito, e também qualifica os profissionais para que sejam capazes de identificar as principais características, cenário e impactos desses agravos na saúde pública e demais setores.

 

A ideia, segundo a enfermeira, é que os profissionais possam aprimorar suas práticas de vigilância dentro de uma rede integrada e intersetorial, com ações de acolhimento, notificação, acionamento da rede de atenção e proteção, fortalecimento e reconhecimentos dos Núcleos de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde existentes nos municípios, bem como da Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA)  por meio do preenchimento qualificado e completo das fichas de notificações das violências, causas de internação e óbito, que são fundamentais para aprimoramento das políticas públicas e avaliação das ações, no âmbito local.

 

Para ela, o diferencial do curso está justamente nas abordagens e na forma como o conteúdo articula o saber teórico com o prático, num diálogo permanente e reflexivo com o aluno.  “Essa interação poderá sensibilizar, inspirar e provocar mudanças nos processos de trabalho, de modo a orientar as ações da vigilância, sempre inserida num contexto intersetorial”, finaliza.

 

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link www.unasus.gov.br/cursos

Fonte: SE/UNA-SUS