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UNA-SUS/UnB realizado ciclo de defesas de trabalhos de especialização em Saúde da Família

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade de Brasília, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UnB) realiza, nos dias 24 e 25 de julho, Jornada Científica – a Formação do Profissional na Perspectiva da Integralidade. O evento ocorre na Fiocruz Brasília.

O objetivo é permitir o intercâmbio entre os alunos do Curso de Especialização em Saúde da Família e propiciar um momento avaliativo, no qual os alunos apresentarão banners para a defesa presencial dos Trabalhos de Conclusão de Curso, oferecido pela UnB.

Foto: Sérgio Velho (SE/UNA-SUS)
 

Ao total, foram disponibilizadas 1.000 vagas para todo Brasil. A especialização foi oferecida no formato autoinstrucional, isto é, sem a presença de tutores. O curso também teve amplo público-alvo, sendo aberto a todas as categorias de profissionais da área de saúde vinculados à atenção básica. “Tivemos um grande ganho, que foi o diferencial do público-alvo, pois as equipes de saúde da família são compostas de forma multiprofissional”, explicou a coordenadora do curso, Gilvânia Feijó. Ao total, 956 alunos foram matriculados e mais de 600 alunos estão aptos a defender o projeto de TCC durante o evento.

Cristiano Martins é cirurgião-dentista e aluno da especialização e apresentará o trabalho sobre cárie dentária. Ele nunca tinha participado de um curso a distância e avalia positivamente a experiência. “Não é simplesmente um momento de estudo na frente do computador. Temos a oportunidade de pensar sobre os conceitos, contextos diferentes e os conteúdos possibilitam a reflexão”. Para Cristiano, eventos como esse oferecem oportunidade de aprender com as pessoas, que trazem uma visão profunda sobre temas importantes.

Durante a abertura do evento, o consultor da Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS), Luiz Carlos Lobo falou sobre o currículo que implementou na Faculdade de Ciências da Saúde da UnB em 1968, no qual os alunos tinham atividades em tempo integral e eram inseridos nas comunidades, sob a ótica da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “O aluno não pode ser expectador, ele tem que propor intervenções e participar das ações da comunidade, por isso deve conhecê-la”.  Lobo destacou ainda a importância das unidades de saúde da família como porta principal de entrada ao sistema de saúde e ressaltou que “o trabalho integrado necessita de uma equipe multiprofissional”.

Foto: Sérgio Velho (SE/UNA-SUS)
 

Nesse mesmo contexto, a assistente social Raquel Matos elaborou um projeto de intervenção para o enfrentamento da dengue, em Unaí/MG – trabalho que será apresentado na jornada amanhã. “O curso foi muito rico e me proporcionou uma reflexão abrangente sobre a saúde em sua totalidade, fora da visão clínica somente. Me fez pensar sobre a saúde em um sentido coletivo e como se relaciona a questões como meio ambiente, cultura, política e família. Não há como promover assistência social sem intersetorialidade e trabalho em rede”, conta.

Para Lobo, há que se pensar na educação interdisciplinar para tratar o paciente integralmente. Nesse sentido, o consultor abordou as características do ensino a distância, destacando a iniciativa da UNA-SUS. “Com a telessaúde, o aluno tem a possibilidade de aprender como, quando e onde quiser, no seu próprio ritmo”, afirmou. Para ele, o ensino deve ser dinâmico, colaborativo, com conteúdos em diversos formatos.  “O aprendizado deve se ajustar às características de cada um. Com a telessaúde, o aluno passa a ser agente ativo do processo”.

Durante a abertura do evento o coordenador de Monitoramento e Avaliação da SE/UNA-SUS Alysson Lemos destacou a caráter vanguardista do currículo implementado na UnB em 1968 e outras iniciativas relacionadas à ESF, que agora são concretizadas e fortalecidas. Além disso, Lemos falou sobre a evolução da estratégia de educação a distância: “vocês estão vivendo uma revolução com relação ao paradigma de educação, desde a forma em que os conteúdos são oferecidos. O ensino online veio para dinamizar o processo de educação e hoje vocês podem buscar seus próprios conhecimento”, afirmou.

Foto: Sérgio Velho (SE/UNA-SUS)
 

“Aqui está o fruto do esforço de cada um. É muito gratificante perceber o empenho e motivação dos alunos durante esse processo educacional”, conta o coordenador.

Também participaram da abertura da jornada a vice-diretora da Faculdade de Medicina da UnB, Verônica Moreira; a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Fátima Sousa; a diretora da Faculdade de Ceilândia, Diana Lúcia Moura e membros do comitê do curso.

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt