Geral

UNA-SUS/UFPel realiza nova rodada de defesas de trabalhos sobre Saúde da Família

- Claudia Bittencourt



Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), iniciou, nessa terça-feira (27), mais uma Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD). O evento ocorreu na cidade de Rio Branco/AC.

Na ocasião, foram apresentados os TCC dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que atuam no estado do Acre. Em Rio Branco, serão 42 defesas. Na etapa de defesas do mês de outubro, incluindo as apresentações que ainda ocorrerão em Manaus (29 defesas), Macapá (38), Boa Vista (16), serão 125 TCC defendidos na região norte do país. Em Boa Vista, o Curso da UFPel ultrapassará a marca de 2000 profissionais certificados em Especialização em Saúde da Família.

Os trabalhos tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. O Curso da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das Unidades Básicas de Saúde, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas Defesas públicas de TCC.

Anaclaudia destacou o caráter prático do Curso, preocupado com a formação dos profissionais da área da saúde, com o envolvimento das equipes de saúde e com o contato cada mais vez mais precoce e efetivo com os gestores. Citou ainda as diversas populações beneficiadas pelas intervenções realizadas pelos estudantes do curso.

O Secretário de Saúde do estado, Armando Melo, parabenizou a UFPel pela metodologia do curso, destacando o modelo de intervenção que foca na realidade da saúde: “esse projeto chegou para revolucionar a saúde pública”. O Secretário destacou ainda a importância do Mais Médicos para o país.

Para o representante da UFAC, Paulo Rodrigo de Andrade da proposta da UFPel é extremamente relevante para a mudança do pensamento na saúde pública brasileira. Andrade exaltou a necessidade de se investir na APS de forma sistemática, como políticas de estado, seja na formação dos profissionais, seja na estruturação do serviço. “Hoje é um dia de comemoração, pois estamos conseguindo melhorar o atendimento no SUS e os especializandos do curso da UFPel vem contribuindo muito para isso”, afirmou.

A Secretária Adjunta de Saúde do estado do Acre, Jesuíta Arruda, enfatizou que “esse projeto está transformando o atendimento à saúde pública no Brasil, principalmente aqui no nosso estado do Acre.

Elizabeth sublinhou que as intervenções devem ser incorporadas à rotina do serviço e disseminadas entre os membros da equipe, outras equipes, outras UBS e até outros municípios. Para ela, o PMMB já cumpriu o seu papel: “temos médicos em todos os municípios e em todos os distritos sanitários indígenas do Brasil!”. O programa também trouxe mudança de pensamento com relação ao Programa, quebrando um paradigma há muito tempo dominante no país. Finalizou agradecendo aos médicos estrangeiros, que nos ajudaram a atingirmos todas essas mudanças necessárias e outras que ainda estão por vir.

Anaclaudia fechou a mesa citando a sintonia nas falas de todos os presentes com relação ao PMMB e ao Curso da UFPel, lembrou dos próximos desafios e agradeceu a todos os profissionais que fazem esse programa dar tão certo.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes na mesa de abertura: a Coordenadora do curso, Anaclaudia Gastal Fassa; a Coordenadora Pedagógica, Elizabeth Fassa; Coordenadora de Avaliação do curso, Elaine Tomasi; Secretário de Saúde do estado Armando Melo; Secretária Adunta, Jesuíta Arruda e o representante da Universidade Federal do Acre (UFAC), Pablo Rodrigo de Andrade. Ainda estiveram presentes a representante do Ministério da Saúde no estado do Acre, Leila Lopes, e Jose Manoel Chinea, representante da OPAS na região.

Fonte: UNA-SUS/UFPel, por Rafael Fonseca de Castro