Geral

UNA-SUS/UFPE lança novo curso para equipes de saúde bucal

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Pernambuco, integrante da Rede UNA-SUS, lançou novo curso no formato autoinstrucional: Atenção e Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência. O curso, que faz parte das iniciativas do Plano Viver Sem Limite do Governo Federal, tem como objetivo qualificar as equipes de saúde bucal para o atendimento odontológico das pessoas com deficiência.

Entre os anos de 2013 e 2015, o curso foi desenvolvido no formato semipresencial. Como as 6.600 vagas previstas no projeto foram ofertadas e ainda é grande a demanda por qualificação profissional na área, a UFPE está lançando nova edição do curso no formato autoinstrucional. Nessa modalidade, os conteúdos são organizados de forma que os participantes possam organizar seus estudos de maneira independente, sem a presença de tutores ou professores.

O curso tem 60 horas-aula de duração, e está estruturado em duas unidades didáticas:

Unidade 1: conteúdo comum para cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. Apresenta o estado da arte das deficiências nos seus aspectos éticos e legais e sua aplicação no atendimento odontológico, visando estabelecer a melhoria da atenção e do cuidado às pessoas com deficiência e, por consequência, sua qualidade de vida.

Unidade 2: conteúdo específico para cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. Apresenta as características e os protocolos de atendimento odontológico para as pessoas com deficiência, estabelecendo a multi e interdisciplinaridade das ações. No caso dos auxiliares de saúde bucal, também trata de questões associadas ao conceito de território, à identificação das pessoas com deficiência, ao reconhecimento das desigualdades e diferenças entre as microáreas, e à promoção da saúde.

Para favorecer o processo de aprendizagem, os participantes contam com uma diversidade de recursos que vão além de textos, como hiperlinks, vídeos e ilustrações. Após realizar a avaliação final, os estudantes terão acesso ao gabarito comentado, uma forma de favorecer a revisão e o aprofundamento dos assuntos trabalhados no curso.

O curso estará disponível até 31 de janeiro de 2017, todos os dias da semana, 24 horas, logo os participantes poderão planejar sua rotina de estudos da forma que acharem mais conveniente.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: UNA-SUS/UFPE