Geral

UNA-SUS/UFMG abre cursos na área de reabilitação de pessoas com deficiência

- Claudia Bittencourt



Até 7 de novembro, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG, integrante da Rede UNA-SUS, oferecerá 12 mil vagas em cursos gratuitos destinados a quem tenha interesse em atuar na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência.

São quatro modalidades de qualificação ofertadas: Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora (3 mil vagas), Direitos das pessoas com deficiência e visão (3 mil vagas); Direitos das pessoas com deficiência e audição (3 mil vagas) e Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação (3 mil vagas).

As formações ampliam os conhecimentos dos participantes acerca do uso terapêutico de tecnologias assistivas, como próteses, órteses, entre outros meios auxiliares.

As inscrições podem ser feitas no site https://www.nescon.medicina.ufmg.br/cursos/.

Gratuitas, 100% a distância, as qualificações são prioritariamente voltadas a gestores e profissionais de saúde de nível superior vinculados ao SUS. Interessados que não pertencem a este grupo também podem acessar o conteúdo das qualificações.

Nesta edição, uma novidade: todos os participantes receberão a declaração de conclusão – antes restrita ao público alvo.

Os alunos têm até 14 de dezembro para concluir as atividades propostas, bem como a avaliação final. O certificado de conclusão é emitido online e enviado por e-mail em até 3 dias úteis após o término do curso. 

As qualificações são fruto de uma parceria da UFMG com o Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

 

Fonte: NESCON