Geral

UNA-SUS/UFMA lança curso de aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) lança o curso de Aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar nesta quinta-feira (5).  As inscrições estão abertas para todas as categorias de profissionais de saúde até 9 de maio de 2016.

Para se matricular, clique aqui.

Com carga horária de 180 horas, o curso tem como objetivo subsidiar as ações de implantação e gestão dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD). 

O aperfeiçoamento é fruto de parceria entre cinco instituições que integram a Rede UNA-SUS (UFC, UFMG, UFSC, UERJ e UFCSPA) e que produziram cursos que integram o Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPADD).

De acordo com o consultor da UNA-SUS e editor do Programa Multicêntrico, Leonardo Savassi, esses conteúdos serão disponibilizados para o aperfeiçoamento na área de atenção domiciliar, com diferenças na abordagem e atividades. Dessa forma, os módulos do aperfeiçoamento seguem uma lógica sequencial, de modo que o aluno só poderá iniciar um se tiver finalizado o anterior.

Ao final de cada módulo serão realizados seminários online com especialistas que irão ministrar palestras sobre o tema estudado. Os webnários permitirão que os alunos tirem suas dúvidas sobre os conteúdos, além de possibilitar a interação real entre os palestrantes e discentes.

Os conteúdos promovem a análise do Sistema Único de Saúde (SUS), estruturas organizativas e atribuições no contexto do direito à saúde; o processo de implantação e gerenciamento do SAD integrado à rede de atenção à saúde; análise do impacto da violência na saúde e no ambiente familiar, focando em segmentos populacionais e no cotidiano do profissional da AD dentro das comunidades e áreas de maior risco. Também serão discutidos os limites e possibilidades do cuidador, à luz da legislação relacionada.  “Os temas são totalmente multiprofissionais e contemplam as necessidades de aprendizagem de qualquer categoria de trabalhadores atuantes nos serviços de AD, incluindo gestores”, afirma.

Savassi explica que o aperfeiçoamento e a Especialização em Atenção Domiciliar, ofertada até 2014, fazem parte da estratégia de capacitação dos profissionais que atuam na área.  “Sabemos que existe ampla necessidade de capacitação da força de trabalho para atuar na Atenção Domiciliar, especialmente com a expansão do melhor em casa. O curso é uma resposta à demanda que esses profissionais tinham de capacitação mais ampla”, explica o consultor, que ressalta que o aperfeiçoamento é aberto a todas as categorias de profissionais da saúde. “A oferta contempla a totalidade das ocupações que atuam em AD, incluindo trabalhadoras das Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP).

Para Savassi, o curso visa cumprir o objetivo de ofertar soluções para as reais necessidades do SUS.

 

Veja abaixo o cronograma do curso:

Introdução à Atenção Domiciliar (UFC)

Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde (UFMG)

Implantação e Gerenciamento de um Serviço de Atenção Domiciliar – SAD (UFSC)

Judicialização da Saúde em Atenção Domiciliar (UERJ)

Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar (UERJ)

Cuidadores e a Atenção Domiciliar (UFCSPA)

 

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt