Tecnologia em Saúde

UNA-SUS usa inteligência artificial para recomendar cursos aos alunos

O UNA-SUS Recomenda indica cursos aos usuários, considerando o padrão de comportamento com relação aos cursos oferecidos.

- Ascom SE/UNA-SUS



O novo portal da Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS), lançado nessa terça-feira (6/2), traz uma série de novidades. Entre elas, um sistema que indica oportunidades educacionais para os usuários: o UNA-SUS Recomenda, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, integrante da Rede UNA-SUS.

As recomendações consideram a experiência e comportamento dos usuários em relação aos cursos da UNA-SUS. Utilizando inteligência artificial, um robô consulta os dados provenientes da Plataforma Arouca – sistema que contém as informações dos usuários da UNA-SUS - e gera uma nova base diariamente, com as sugestões.  “Do ponto de vista dos profissionais de saúde, o Recomenda atuará como uma ferramenta-chave de estímulo à educação continuada”, conclui o pesquisador da UNA-SUS Amazônia, Mario Bessa.

Para Márcia Lima, que também é pesquisadora da instituição, “a ferramenta converge com o propósito da UNA-SUS, que é a capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

As indicações estarão disponíveis na sessão de cursos do portal, quando o aluno estiver logado, e no aplicativo UNA-SUS Mobile, disponível na Google Play.