Curso

UNA-SUS/UnB lança nova oferta do curso de vigilância e controle de vetores

Com carga horária de 45h, o curso tem como objetivo aprimorar os conhecimentos das equipes de controle vetorial com relação à biologia e comportamento dos vetores, assim como técnicas, equipamentos e produtos utilizados na rotina dos programas.

- Cissa Paranaguá - Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para a segunda oferta do curso de Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública, oferecido pela Universidade de Brasília (UNA-SUS/UnB). A oferta é fruto da parceria com as Secretarias de Vigilância Sanitária (SVS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.

O curso tem como público alvo os profissionais e estudantes de biologia, engenharia, medicina veterinária e zootecnia. No entanto, dada a relevância do tema, o curso é livre e poderá ser realizado por outros profissionais e estudantes interessados. 

As matrículas podem ser realizadas até 01 de dezembro de 2021, no link. O curso é gratuito, autoinstrucional e tem início imediato.

Com carga horária de 45 horas, divididas em cinco unidades, a capacitação aborda noções de vigilância entomológica e métodos de controle vetorial; biologia de insetos vetores; classificação e formulação dos diversos grupos de inseticidas e resistência de insetos vetores aos produtos utilizados; tecnologias de aplicação de inseticidas e o trabalhando com inseticidas: procedimentos de segurança, manejo e logística.

Para o coordenador de produção do curso, Jitone Leônidas, entre os diversos ganhos para o aluno constam a aquisição de teorias e estratégias que podem favorecer o desenvolvimento de competências para atuação prática, já que o profissional poderá aplicar os conhecimentos conceituais adquiridos no curso em suas vivências do cotidiano. 

“Considerando que há uma estimativa de 65 mil Agentes de Controle de Endemias atuantes no Brasil, conforme destaca a Fiocruz (2019), torna-se fundamental preparar estes trabalhadores com conhecimentos básicos de vigilância e controle de vetores de importância em saúde pública”, destaca.

Para saber mais sobre esses e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.