Curso

UNA-SUS/UFSC lança nova oferta sobre violência por parceiros íntimos

A ideia é instrumentalizar o profissional de saúde para uma ação interdisciplinar considerando a rede intra e intersetorial na atenção a pessoas em situação de violência.

- Ascom SE/UNA-SUS



Atentos aos inúmeros casos de violência por parceiros íntimos que são atendidos pelos profissionais de saúde em todo o Brasil, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - integrante da Rede UNA-SUS – lançou nesta quarta-feira, 6 de junho, o mais novo Curso de Redes de Atenção à violência por parceiro íntimo.

Desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH/DAPES/SAS/MS), a nova oferta tem como objetivo instrumentalizar o profissional de saúde para o reconhecimento da estrutura da rede intra e intersetorial na atenção a pessoas em situação de violência que possibilite reconhecê-la no seu território de atuação possibilitando ação interdisciplinar.

Com carga horária de 30h, o curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato. As inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro, pelo link.

De acordo com a enfermeira e conteudista do curso, Carolina Bolsoni, o curso aborda aspectos de conformação de uma rede de atenção as pessoas em situação de violência e está dividido em duas unidades.

“A primeira unidade trata de questões conceituais sobre uma rede de atenção e os passos para organizar serviços de atenção a pessoas em situação de violência dentro dessa conformação. A segunda unidade detalha os serviços que compõem esta rede nos campos intra e intersetorial”, explica Bolsoni.

A conteudista acredita que as informações apresentadas no curso são um verdadeiro convite à reflexão sobre a possibilidade de participar na construção ou desenvolvimento de uma rede de atenção a pessoas em situação de violência em seu território de atuação.

“As informações prestadas aos profissionais de saúde por meio desse curso podem ajudar as pessoas em situação de violência ao tornar visível a gravidade desses atos, buscando alternativas para a resolução de conflitos a partir da estrutura oferecida pelas redes de atenção”, enfatizou.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse nosso portal de ofertas educacionais em https://www.unasus.gov.br/cursos.