Curso

UNA-SUS/UFSC lança nova oferta do curso de Orientações sobre a COVID-19 na Atenção Especializada

Com carga horária de 15h, a oferta aborda como é a transmissão da COVID-19, quais as orientações e recomendações para grupos específicos e a atuação em rede no cenário da pandemia na Atenção Especializada.

- Ascom SE/UNA-SUS



De acordo com os dados do Ministério da Saúde, já são mais de 18,4 milhões de casos acumulados de COVID-19.  Diante da demanda de urgência sobre a pandemia, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – integrante da Rede UNA-SUS – lança nova oferta do curso Orientações sobre a COVID-19 na Atenção Especializada. Profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática podem se matricular pelo link até o dia 31 de dezembro de 2021. O curso é livre, gratuito e tem início imediato.

Sobre o curso

Com carga-horária de 15h, o curso aborda a transmissão, definição e diagnóstico dos casos de COVID-19. A formação busca orientar os profissionais de saúde e estudantes sobre como é possível evitar a contaminação pelo vírus sars-cov-2, bem como facilitar a identificação e as definições operacionais sobre isolamento docimiliar como prevenção e combate ao vírus.

Os conteúdos do curso se dividem em quatro tópicos:

1 – O que é, e como a COVID-19 é transmitida;

2 – Como prevenir a COVID-19;

3 – Atuação em rede no cenário da pandemia de COVID-19;

4 – COVID-19 e saúde mental;


A divisão do conteúdo programático abarca desde a análise de casos leves e moderados, até os casos graves. Além de apresentar recomendações para grupos específicos, como gestantes, idosos, pessoas com doenças crônicas e as pessoas que necessitam transitar pelo território nacional durante a pandemia.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais de saúde e estudantes de todas as áreas da saúde para que possam diferenciar as fases epidemiológicas da COVID-19; identificar as definições operacionais de casos; reconhecer a sintomatologia de pacientes com COVID-19. O curso soma em sua primeira oferta, cerca de 7.400 mil matrículas.

Enfrentamento à pandemia

Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Aberta do SUS tem promovido uma série de ações educacionais para capacitar os profissionais de saúde e informar à população sobre o tema.

Além do hotsite sobre o novo coronavírus, que contém informações oficiais, vídeos com especialistas, podcasts, entre outros materiais multimídia, foram lançados diversos cursos sobre a COVID-19 na Atenção Básica e Especializada.

Conheça também a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, ofertas e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link: www.unasus.gov.br/cursos.