Institucional

UNA-SUS/UFSC desenvolve projeto de software para avaliação de cursos de educação à distância em saúde

Em seminário virtual realizado em 15 de julho, o grupo de trabalho do projeto que conta com integrantes da UNA-SUS/UFSC apresentou a Matriz Avaliativa para Cursos de Educação à Distância em Saúde - Especificação de Software (MACEDIS).

- Ascom SE/UNA-SUS



A parceria de mais de 10 anos de atividades entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Aberta do SUS tem sido muito produtiva. Além da elaboração e oferta de cursos de especialização e capacitação dos trabalhadores do SUS, foi desenvolvida uma ferramenta para qualificar a avaliação dos cursos produzidos pela Rede UNA-SUS. Trata-se do projeto Matriz Avaliativa para Cursos de Educação à Distância em Saúde - Especificação de Software (MACEDIS), apresentado em seminário virtual realizado em 15 de julho.

O grupo apresentou o projeto com o relatório final, que tem o objetivo de propor uma ferramenta tecnológica de avaliação de cursos à distância alinhada à proposta de educação permanente em saúde para formação e qualificação de trabalhadores do SUS. A ferramenta possibilitará a adaptação das matrizes avaliativas para que os cursos ofertados pela Rede UNA-SUS, nas diferentes modalidades, possam ser avaliados independentemente do tipo de conteúdo e da IES responsável por sua elaboração e oferta.

O projeto foi desenvolvido sob a coordenação das professoras Marta Verdi e Claudia Colussi, do Departamento de Saúde Pública da Universidade, e contou com o apoio técnico do representante do SETIC, Roberto Silvino,  Leonardo Savassi e Kellen Gasquez representantes da rede UNA-SUS.

O seminário virtual contou com a presença de Coordenador de Monitoramento e Avaliação da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos; do chefe do Departamento de Saúde Pública e professor da UFSC, Rodrigo Moretti, e da professora Sheila Lindner, representante institucional da UFSC na Rede UNA-SUS, entre outros participantes. No encontro, foram apresentados os resultados do processo de construção do software nas suas bases teóricas de avaliação educacional em saúde e na sua estruturação tecnológica.



Fonte: UNA-SUS/UFSC