Curso

UNA-SUS/UFSC amplia o prazo de matrículas para o curso de Prevenção ao Suicídio

A qualificação tem por objetivo capacitar os profissionais de saúde para prevenção do suicídio, especialmente na Atenção Básica, auxiliando no desenvolvimento de um repertório de ações possíveis.

- Ascom SE/UNA-SUS



O curso sobre Prevenção ao Suicídio, da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFSC), está com novo prazo de matrícula. Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 30 de novembro de 2021, pelo link. O início é imediato e, como todos os cursos da UNA-SUS, a oferta é gratuita e oferece certificação.

A qualificação tem por objetivo capacitar os profissionais de saúde para prevenção do suicídio, auxiliando no desenvolvimento de um repertório de ações possíveis. Além disso, por se tratar de um fenômeno complexo e de origem multifatorial, o curso contribui na identificação de sinais de alerta e fatores de riscos para o ato.

Com carga horária de 30 horas, o curso trata o suicídio como problema de saúde pública, do potencial da Atenção Primária à Saúde na prevenção do suicídio e de seus instrumentos. Além de estratégias de manejo da pessoa em situação de risco e ações voltadas para a redução destas mortes na sociedade.

O CURSO EM NÚMEROS – O curso de Prevenção ao Suicídio foi lançado em 2020 e desde então, soma 49.173 matrículas e 26.584 profissionais certificados até maio de 2021.

Os estados com maior número de inscrições foram São Paulo (9.077) e Minas Gerais (4.950).

A maior porcentagem de matrículas está entre as mulheres, com 81,41%. Além disso, os alunos matriculados fazem parte de diversas linhas de atuação e faixas etárias, 30,14 % têm de 21 a 25 anos. Se destacam os técnicos/auxiliares de enfermagem com 36%, seguido de 12,65% e 11,73% que são, respectivamente, agentes comunitários de saúde e enfermeiros.

De acordo com Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a cada ano, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio, e um número ainda maior de indivíduos já tentou suicídio. “Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2016”, segundo a Instituição.

DEPOIMENTOS – Para o psicólogo Luís Eduardo de Oliveira Silva, responsável técnico do ambulatório de psicologia, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, “a experiência com o curso foi muito rica. Despertou ainda mais o desejo de estudar e me capacitar. O conhecimento ofertado foi muito importante e me auxiliou na implantação de algumas ações”, afirma. Além do conhecimento, o psicólogo destacou a realização de uma live para os pacientes e uma roda de conversa com outros psicólogos como resultado da realização do curso.

A enfermeira Amanda Cavalcante Maia, moradora da cidade de Fortaleza contou que sempre faz os cursos de saúde mental da UFSC. “Todos os que são disponibilizados, corro logo para realizar a inscrição porque os materiais e a metodologia de ensino são excelentes”. Para a enfermeira, o curso impactou diretamente a sua rotina de trabalho, pois já atua em equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) desde 2015.


Para saber mais sobre esses e outros cursos da UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.

Serviço:

Prevenção ao Suicídio – UNA-SUS/UFSC

Carga Horária: 30

Público-alvo: Curso de livre demanda

Matrículas: até 31 de novembro de 2021, pelo link.