COVID-19

UNA-SUS/UFPI lança curso sobre Protocolo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde

A proposta é deixar o protocolo mais compreensível, possibilitando a implementação em cada localidade.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o novo curso Protocolo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde, oferecida pela Universidade Federal do Piauí, integrante da Rede UNA-SUS. O objetivo é subsidiar os profissionais da saúde para o melhor entendimento do Protocolo de Manejo Clínico da COVID-19 de modo a qualificar suas ações tornando-as eficientes e eficazes frente a pandemia.

Profissionais de saúde e demais interessados podem se matricular até 15 de dezembro, pelo site. O curso é online, autoinstrucional e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é integralmente gratuito e emite certificado. O início é imediato.

Com carga horária de 20h, divididas em cinco unidades, o curso apresenta os aspectos clínicos da COVID-19, aborda o teleatendimento e a Síndrome Gripal, além de tratar do manejo terapêutico, estabilização e encaminhamento ao centro de referência.

De acordo com a coordenadora da UNA-SUS/UFPI, Lis Cardoso, a proposta é deixar o protocolo mais compreensível, mais fácil de ser implementado em cada localidade. “É preciso impactar na assistência ao usuário do SUS, esse é o nosso alvo principal”, afirma.

Os conteúdos contemplam vídeos de especialistas, como o coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina e o professor Chao Lung Wen. “Além disso, as apresentações estão com uma dinâmica pedagógica fácil para promover o melhor aprendizado dos participantes. Espera-se contribuir significativamente com os saberes e práticas sobre a COVID-19 e, consequentemente, na melhor tomada de decisão dos profissionais”, afirma Lis.

O lançamento do curso ocorreu em uma reunião virtual no dia 15 de maio, com a presença de diversas autoridades, como o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Coordenadora Executiva da UNA-SUS/UFPI, Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros; Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade UNASUS-UFPI, Profa. Dra. Zulmira Lúcia Oliveira Monte; Profa. Dra. Rosimeire Santos, vice-coordenadora da Especialização em Saúde da Família e Comunidade; Salete Maria Cipriano da Rocha Brito, coordenadora Adjunta da UNA-SUS/UFPI; Prof. Dr. Francisco Meton Marques de Lima, Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (Nuepes); Coordenador de Monitoramento e Avaliação da SE/UNA-SUS, Alysson Feliciano Lemos; coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina; representando o Secretário de Saúde do Estado, o Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Herlon Guimarães; conselheiro e secretário geral do CRM-PI, João Araújo Moura Fé; Maria de Jesus Araújo Dias, Secretária Estadual de Saúde e representante da Gerência de Desenvolvimento e Qualificação e da Escola Técnica do SUS; Médico da Saúde da Família, Dr.  Victor Manuel Borges; Joselma Maria Oliveira Silva,  Diretora da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretária de Saúde do Estado; a Presidente do COSEMS-PI, Leopoldina Cipriano.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes,  afirmou que “A UFPI vem realizando um excelente trabalho. É uma instituição que nesse momento vem dando uma grande contribuição para que o governo do estado e os municípios possam enfrentar essa crise provocada pela disseminação da COVID-19”.

COMBATE À PANDEMIA

Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Aberta do SUS tem promovido uma série de ações educacionais para capacitar os profissionais de saúde e informar à população sobre o tema. Além do hotsite sobre o novo coronavírus, que contém informações oficiais, vídeos com especialistas, podcasts, entre outros materiais multimídia, estão sendo lançados diversos cursos sobre a COVID-19 na Atenção Básica e Especializada.

Conheça a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, cursos e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFPI