COVID-19

UNA-SUS/UFPel lança curso sobre Rastreamento e Monitoramento dos Contatos dos Casos de COVID-19

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde sobre rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos da doença, contribuindo para ampliar a eficácia da vigilância epidemiológica.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Pelotas, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFPel) lança nessa terça-feira (30), o novo curso Rastreamento e Monitoramento dos Contatos dos Casos de COVID-19.  O objetivo é capacitar os profissionais de saúde sobre rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos da doença, contribuindo para ampliar a eficácia da vigilância epidemiológica.

Profissionais de saúde que atuam na atenção primária à saúde, na vigilância epidemiológica e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 31 de maio de 2022, pelo link.  O curso é autoinstrucional e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é totalmente gratuito. O início é imediato.

A capacitação possui carga horária de 10 horas, divididas em três unidades, que abordam a história natural da COVID-19: critérios diagnósticos e testes; rastreamento e monitoramento de contatos e análise dos dados e divulgação de resultados.

De acordo com a coordenadora da UNA-SUS/UFPel, Anaclaudia Fassa, a vigilância epidemiológica é uma das estratégias de enfrentamento da pandemia de COVID-19. “O rastreamento e monitoramento dos contatos de casos suspeitos ou confirmados permite a indicação das medidas de isolamento e quarentena e o diagnóstico precoce, interrompendo a cadeia de transmissão e reduzindo o número de novos infectados”, explica.

Para dinamizar a aprendizagem, o curso conta com vídeos, curiosidades, casos interativos, testes e bibliografias recomendadas.  Disponibiliza também materiais de apoio como calculadora, guias rápidos, fluxogramas, infográficos para subsidiar à prática profissional e material com orientação para o usuário do serviço de saúde. “O curso promoverá a educação permanente de profissionais de saúde sobre esta temática, apoiando o enfrentamento da pandemia”, afirma a coordenadora.

Conheça as demais capacitações da UNA-SUS sobre a COVID-19

Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Aberta do SUS tem promovido uma série de ações educacionais para capacitar os profissionais de saúde e informar à população sobre a pandemia. 

São mais de dez cursos, voltados para profissionais de saúde de todo território nacional, mas as matrículas também estão abertas a demais interessados no tema. Mais de 250 mil pessoas já se inscreveram nas ofertas.

Além dos cursos, a UNA-SUS lançou um hotsite sobre o novo coronavírus, que contém informações oficiais, vídeos com especialistas, podcasts, entre outros materiais multimídia, estão sendo lançados diversos cursos sobre a COVID-19 na Atenção Básica e Especializada.

Conheça a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, cursos e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19.




Fonte: SE/UNA-SUS