Curso

UNA-SUS/UFPel abre novas ofertas para sete cursos

As capacitações tratam de situações clínicas comuns na APS, em idosos, odontologia; cuidados paliativos e COVID-19.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para novas ofertas dos cursos da Universidade Federal de Pelotas, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFPel). São sete capacitações, que abordam os temas: situações odontológicas comuns em atenção primária à saúde, abordagem domiciliar em situações clínicas comuns em idosos, situações clínicas comuns em aps, cuidados paliativos, rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de covid-19 e problemas respiratórios no adulto.

Alguns cursos têm ofertas separadas para para médicos e enfermeiros, mas são abertas também a demais interessados.

Confira:

Abordagem Domiciliar em Cuidados Paliativos Interdisciplinar

O curso tem como público-alvo médicos e enfermeiros, mas também é aberto a demais categoriais profissionais e estudantes.

Com carga horária de 45 horas, os conteúdos abordam as questões clínicas mais comuns aos pacientes em cuidados paliativos no âmbito da Atenção Domiciliar, como desnutrição, desidratação, cuidados e manejo com cateter venoso central de longa permanência totalmente implantado, medicações, manejo de sinais e sintomas da criança em cuidados paliativos, sedação paliativa, diferenciação de eutanásia, ortotanásia e distanásia. Além das questões técnicas, o curso também trata da humanização do paciente, familiares e cuidadores, abordando temas como habilidades na comunicação com pacientes e familiares, qualidade de vida do paciente, sofrimento espiritual e estratégias para o cuidado espiritual, entre outros.

Para se matricular, acesse o link. 

Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos - Enfermagem

São dois cursos online autoinstrucionais distintos sobre o mesmo tema. Um voltado para profissionais da medicina, outro da enfermagem. Mesmo com o público-alvo pré-definido, demais profissionais de saúde e interessados também podem se matricular.

Para o curso voltado a enfermeiros, os conteúdos tratam das modalidades de atenção domiciliar e apoio social, agravos respiratórios, estado confusional, úlcera de pressão, dor precordial, insuficiência renal, incontinência urinária, desnutrição e desidratação, trombose venosa profunda, incapacidade funcional, fragilidade no idoso, síndrome da imobilidade, quedas, acidente vascular cerebral, lesão medular e cuidados com cuidador de idosos. Para se matricular, clique aqui.

Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos - Medicina 

Já a oferta voltada para médicos aborda temas como oxigenoterapia, infecção respiratória, estado confusional, úlcera de pressão, osteoporose, dor precordial, insuficiência renal, fratura de fêmur, acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica, incapacidade funcional, fragilidade no idoso e lesão medular. Para se matricular, clique aqui.

Problemas Respiratórios no Adulto mais Comuns na Atenção Básica

Com 45 horas e quatro unidades, o curso aborda pneumonia, rinite alérgica e rinossinusite, tabagismo, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica  (DPOC). Os conteúdos tratam da anamnese, exame físico, sinais e sintomas e especificidades de cada doença.

O estudante terá oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver seu raciocínio clínico por meio de casos clínicos interativos, vídeo aulas e bibliografias recomendadas.  A capacitação conta também com materiais de apoio, como calculadoras médicas, escalas, e materiais com orientações para guiar o profissional de saúde no atendimento ao usuário.

Para se matricular na oferta do curso voltado para médicos, clique aqui.

Para se matricular na oferta voltada para enfermeiros, clique aqui.

Rastreamento e Monitoramento dos Contatos dos Casos de COVID-19

A capacitação possui carga horária de 10 horas, divididas em três unidades, que abordam a história natural da COVID-19: critérios diagnósticos e testes; rastreamento e monitoramento de contatos e análise dos dados e divulgação de resultados.

Profissionais de saúde que atuam na atenção primária à saúde, na vigilância epidemiológica e demais interessados no tema podem se matricular pelo link. 

Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde I 
Com carga horária de 45 horas, são abordados temas como as doenças crônicas não transmissíveis, incluindo diabetes e hipertensão, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis (IST), manejo de dispneia, dor, tontura, tosse, febre, tuberculose, hanseníase, saúde sexual e reprodutiva, urgência e emergência. Ao realizar o cadastro, o aluno deverá escolher se quer se certificar para o curso voltado à enfermagem ou medicina.

Para se matricular, clique aqui.

Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde II
Com 45 horas, os cursos abordam temas relacionados à saúde das mulheres, crianças, adultos e idosos. Para tanto, a qualificação traz conteúdos sobre prevenção do câncer de colo uterino e mamas, pré-natal de baixo risco, climatério, puerpério. Trata também da criança na puericultura, prevenção de violência e de acidentes, controle de diarreia, imunização, e atendimento a criança com necessidades especiais, além dos problemas clínicos frequentes no adulto, como hipertensão arterial e síndrome gripal e os gigantes da geriatria na saúde do idoso.

Para se matricular, clique aqui. 

Além dos casos clínicos, as ofertas utilizam ferramentas interativas, como escores, calculadoras e escalas, materiais com orientações sobre a temática para cuidadores e usuários e bibliografias recomendadas.

Para conhecer este e outros cursos da UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.  




Fonte: SE/UNA-SUS