Curso

UNA-SUS/UFPel abre matrículas para sete cursos gratuitos

As ofertas tem como objetivo qualificar os profissionais na abordagem domiciliar em cuidados paliativos, em situações clínicas comuns em idosos, no rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de covid-19 e problemas respiratórios no adulto.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para novas ofertas dos cursos da Universidade Federal de Pelotas, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFPel). São sete capacitações, que abordam os temas: situações odontológicas comuns em atenção primária à saúde, abordagem domiciliar em situações clínicas comuns em idosos, situações clínicas comuns em aps, cuidados paliativos, rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de covid-19 e problemas respiratórios no adulto.

Alguns cursos têm ofertas separadas para médicos e enfermeiros, mas são abertas também a estudantes e demais interessados no tema. As matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de julho de 2023. Confira!


Abordagem Domiciliar em Cuidados Paliativos Interdisciplinar

Com carga horária de 45 horas, os conteúdos abordam as questões clínicas mais comuns aos pacientes em cuidados paliativos no âmbito da Atenção Domiciliar. Entre as principais intercorrências,os conteúdos abordam desnutrição, desidratação, cuidados e manejo com cateter venoso central de longa permanência totalmente implantado, medicações, manejo de sinais e sintomas da criança em cuidados paliativos, sedação paliativa, diferenciação de eutanásia, ortotanásia e distanásia.

Além das questões técnicas, o curso também trata da humanização do paciente, familiares e cuidadores, abordando temas como habilidades na comunicação com pacientes e familiares, qualidade de vida do paciente, sofrimento espiritual e estratégias para o cuidado espiritual, entre outros.

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos 

Para o curso voltado a enfermeiros, os conteúdos tratam das modalidades de atenção domiciliar e apoio social, agravos respiratórios, estado confusional, úlcera de pressão, dor precordial, insuficiência renal, incontinência urinária, desnutrição e desidratação, trombose venosa profunda, incapacidade funcional, fragilidade no idoso, síndrome da imobilidade, quedas, acidente vascular cerebral, lesão medular e cuidados com cuidador de idosos.

A oferta destinada para médicos aborda temas como oxigenoterapia, infecção respiratória, estado confusional, úlcera de pressão, osteoporose, dor precordial, insuficiência renal, fratura de fêmur, acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica, incapacidade funcional, fragilidade no idoso e lesão medular.

Para se matricular na oferta do curso voltado para médicos, clique aqui.

Para se matricular na oferta voltada para enfermeiros, clique aqui.


Abordagem dos Problemas Respiratórios no Adulto mais comuns na Atenção Básica

Com carga horária de 45 horas e composto por quatro unidades, o curso aborda pneumonia, rinite alérgica e rinossinusite, tabagismo, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Os conteúdos tratam da anamnese, exame físico, sinais e sintomas e especificidades de cada doença.

O objetivo é qualificar a abordagem dos principais problemas respiratórios no adulto, melhorando a resolubilidade da atenção básica. O estudante terá oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver seu raciocínio clínico por meio de casos clínicos interativos, vídeo aulas e bibliografias recomendadas.  A capacitação conta também com materiais de apoio, como calculadoras médicas, escalas, e materiais com orientações para guiar o profissional de saúde no atendimento ao usuário.

Para se matricular na oferta do curso voltado para médicos, clique aqui.

Para se matricular na oferta voltada para enfermeiros, clique aqui.


Rastreamento e Monitoramento dos Contatos dos Casos de COVID-19

A capacitação possui carga horária de 10 horas, divididas em três unidades, que abordam a história natural da COVID-19: critérios diagnósticos e testes; rastreamento e monitoramento de contatos e análise dos dados e divulgação de resultados.

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.


Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde I

Com carga horária de 45 horas, são abordados temas como as doenças crônicas não transmissíveis, incluindo diabetes e hipertensão, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis (IST), manejo de dispneia, dor, tontura, tosse, febre, tuberculose, hanseníase, saúde sexual e reprodutiva, urgência e emergência. Ao realizar o cadastro, o aluno deverá escolher se quer se certificar para o curso voltado à enfermagem ou medicina.

Para se matricular na oferta do curso voltado para médicos, clique aqui.

Para se matricular na oferta voltada para enfermeiros, clique aqui.


Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde II

Com 45 horas, o curso aborda temas relacionados à saúde das mulheres, crianças, adultos e idosos. A qualificação traz conteúdos sobre prevenção do câncer de colo uterino e mamas, pré-natal de baixo risco, climatério, puerpério. Trata também da criança na puericultura, prevenção de violência e de acidentes, controle de diarreia, imunização, e atendimento a criança com necessidades especiais, além dos problemas clínicos frequentes no adulto, como hipertensão arterial e síndrome gripal e os gigantes da geriatria na saúde do idoso.

Além dos casos clínicos, as ofertas utilizam ferramentas interativas, como escores, calculadoras e escalas, materiais com orientações sobre a temática para cuidadores e usuários e bibliografias recomendadas.

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Situações Odontológicas Comuns em Atenção Primária à Saúde

Com carga horária de 45 horas, o objetivo é capacitar a prática clínica de odontólogos (as) do Sistema Único de Saúde, em especial os(as) que atuam na Atenção Primária, nas situações comuns envolvendo crianças, adultos e idosos.

O curso dispõe de interface simples e intuitiva, com casos clínicos que envolvem cuidados em saúde bucal de crianças, adultos, gestantes e idosos. Além disso, aborda os temas: prevenção e controle de cárie, doença periodontal, câncer bucal e doenças sistêmicas com acometimento bucal poderão ser estudadas nos casos e nos materiais complementares. 

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.


Para saber mais sobre esses e outros cursos da UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos




Fonte: SE/UNA-SUS