Curso

UNA-SUS/UFPel abre matrículas para cursos sobre Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde

São quatro cursos com conteúdos voltados para médicos e enfermeiros, mas aberto a todos os estudantes e profissionais interessados.

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para nova oferta dos cursos online sobre Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pelo Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFPel). São quatro cursos sobre o tema, voltados para médicos e enfermeiros, mas aberto também a demais interessados.

Confira:

Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde I 

Com carga horária de 45 horas, os cursos trazem casos clínicos interativos que enfocam o desenvolvimento do raciocínio clínico e o aprofundamento dos conhecimentos em diferentes grupos populacionais.

Os temas incluem a abordagem em doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e hipertensão, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis (IST) manejo de dispneia, dor, tontura, tosse, febre, tuberculose, hanseníase, saúde sexual e reprodutiva, urgência e emergência.

Para se matricular, clique aqui. Ao realizar o cadastro, o aluno deverá escolher se quer se certificar para o curso voltado à enfermagem ou medicina.

Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde II

Com 45 horas, os cursos aborda temas relacionados à saúde das mulheres, crianças, adultos e idosos.

Para tanto, a qualificação traz conteúdos sobre prevenção do câncer de colo uterino e mamas, pré-natal de baixo risco, climatério, puerpério. Trata também da criança na puericultura, prevenção de violência e de acidentes, controle de diarreia, imunização, e atendimento a criança com necessidades especiais, além dos problemas clínicos frequentes no adulto, como hipertensão arterial e síndrome gripal e os gigantes da geriatria na saúde do idoso.

Estas temáticas são trabalhadas através de casos clínicos, ferramentas interativas, como escores, calculadoras e escalas, materiais com orientações sobre a temática para cuidadores e usuários e bibliografias recomendadas.

Para se matricular, clique aqui. Ao realizar o cadastro, o aluno deverá escolher se quer se certificar para o curso voltado à enfermagem ou medicina.

Para conhecer este e outros cursos da UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.