Curso
UNA-SUS/UFPel abre matrículas para cursos sobre problemas respiratórios no adulto na Atenção Básica
O objetivo é qualificar a abordagem dos principais problemas respiratórios nessa população, melhorando a resolubilidade da Atenção Básica.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), problemas respiratórios no adulto, estão entre as principais causas de atendimento nos serviços de saúde e representam cerca de 8% do total de óbitos em países desenvolvidos e 5% em países em desenvolvimento, sendo causa frequente de absenteísmo no trabalho.
Para qualificar a abordagem destes problemas na Atenção Básica, a Universidade Federal de Pelotas, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFPel) oferece mais uma turma dos cursos Abordagem dos Problemas Respiratórios na Atenção Básica – sendo um voltado para enfermagem e outro para medicina. Apesar dos públicos-alvo pré-estabelecidos, o curso é livre para demais interessados, com direito à certificação.
As matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de maio de 2022. O início é imediato.
Para se matricular na oferta do curso voltado para medicina, clique aqui.
Para se matricular na oferta voltada para enfermagem, clique aqui.
Com carga horária de 45h, a oferta é dividida em quatro unidades que abordam os seguintes temas: pneumonia; rinite alérgica e rinossinusite; asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); e tabagismo. Lançados em 2018 e 2019, os cursos somam mais 116 mil matrículas em todo Brasil.
Os cursos possibilitam o acesso a informações de qualidade e atualizadas, por meio de casos clínicos comuns, que poderão ser utilizadas no cotidiano do profissional da Atenção Básica. As ofertas contam também com videoaulas, bibliografias recomendadas, materiais de apoio, como calculadoras médicas e escalas, e materiais com orientações para guiar o profissional de saúde no atendimento ao usuário.
Para saber mais sobre esses e outros cursos da UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/.