Curso

UNA-SUS/UFMG lança o curso Doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para o diagnóstico, estadiamento, tratamento, vigilância, prevenção e controle da doença no Brasil.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso Doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde, oferecido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) da Universidade Federal de Minas Gerais, integrante da Rede UNA-SUS. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam da Atenção Primária à Saúde para o diagnóstico, estadiamento, tratamento, vigilância, prevenção e controle da doença no Brasil.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 20 de dezembro de 2022, pelo link.

O curso é online, autoinstrucional e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, totalmente gratuito. Após a matrícula, o início é imediato.

A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que pelo menos um milhão de pessoas no Brasil pela enfermidade.

Nos últimos 10 anos, foram registrados em média 4 mil óbitos por ano no país causados pela doença. A enfermidade está no grupo de doenças tropicais negligenciadas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do Brasil (MS), apresentando elevada prevalência e expressiva carga de morbimortalidade, perpetuando um ciclo crítico de pobreza. Para saber mais informações, acesse o Boletim Especial de doença de Chagas - Número especial - Abril de 2022. 

O curso tem carga horária de 60 horas e os temas estão distribuídos em cinco unidades, que tratam da descrição geral da enfermidade; fases aguda e crônica da doença: clínica, epidemiologia e exames complementares; situações especiais e vigilância, prevenção e controle da doença.

Para a coordenadora pedagógica do curso, Rosália Torres, a capacitação “é uma importante iniciativa do Ministério da Saúde para contribuir para a atualização dos profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas portadoras da doença de Chagas, que afeta cerca de 6 a 8 milhões de pessoas nas Américas e que persiste como causa de sofrimento e morte de milhares de pessoas nos países mais pobres e entre as populações mais vulneráveis”, afirma.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS