Curso

UNA-SUS/UFMG lança novo curso sobre Medicina Rural

Com 45 horas, a qualificação aborda temas referentes a realidade cultural e de saúde das comunidades rurais.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o novo curso online sobre Medicina Rural, oferecido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon), integrante da Rede UNA-SUS. O objetivo é capacitar profissionais de saúde para atendimento da população em áreas rurais.

As matrículas estão abertas até o dia 20 de novembro de 2021 pelo link. O início é imediato e, como em todos os cursos da UNA-SUS, a oferta é totalmente gratuita e oferece certificado. O curso é voltado para profissionais de saúde, especialmente médicos de família e generalistas, equipes de Atenção Primária à Saúde e a comunidade para a prática da Medicina Rural.                     

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, a maior parte da população brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais. E, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho, 56% dos moradores de áreas rurais no mundo não têm acesso a serviços de saúde. Pensando nesse cenário, o curso visa contribuir para a melhoria da organização dos serviços de saúde e no atendimento da população que vive em áreas rurais.                                                                                                                             

De acordo com a professora e coordenadora do Nescon, Maria Auxiliadora, a qualificação em medicina rural se caracteriza pela abordagem centrada na atenção e no cuidado à saúde da população brasileira que vive em áreas rurais objetivando atender suas demandas e necessidades de saúde. As especificidades de saúde da população rural, a organização dos serviços e unidades de atendimento de saúde nessas áreas exigem profissionais e equipes qualificadas para atuarem nesse cenário”, afirma.

Dessa forma, a coordenadora defende que é necessária a implementação e continuidade de programas políticas de educação e saúde direcionados à qualificação de profissionais para atender à população rural. “O que vai corroborar com a concretização do disposto na Constituição Federal/1988 de que ‘saúde é direito de todos e dever do Estado’ e com a efetividade dos princípios do SUS: integralidade, resolutividade, acesso universal, descentralização”, ressalta.

Sobre o curso

Com carga horária de 45 horas, o curso aborda a realidade cultural e de saúde das comunidades rurais, tais como a organização, os fluxos e os recursos disponíveis na rede de atenção à saúde na realidade rural.  Além das condições mais relevantes na Atenção Primária à Saúde em áreas rurais, destacam-se os acidentes ofídicos, a profilaxia de tétano e raiva no ambiente rural, a intoxicação por uso de agrotóxicos, os acidentes com ferramentas e o trauma ocular.

Essa oferta conta com o uso de vídeo aulas e infográficos, além de casos clínicos com o formato de decisões clínicas, com apresentação em etapas com o intuito de desenvolver a habilidade de fazer diagnóstico e propor a conduta nas condições mais relevantes nas áreas rurais do Brasil.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos


Serviço

Público-alvo: profissionais de saúde, especialmente médicos de família e generalistas.

Matrículas: Até 20 de novembro de 2021 pelo link.



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFMG