Curso

UNA-SUS/UFMG lança nova oferta do curso Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde

Com carga horária de 60 horas, o curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para a resolução clínico-oftalmológica na Atenção Básica à Saúde.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para a qualificação Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde, oferecida pela Universidade Federal de Minas Gerais, integrante da Rede UNA-SUS.

Profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática podem se matricular pelo link até o dia 20 de novembro de 2021. O curso é livre, gratuito e tem início imediato.

Com carga horária de 60 horas, o curso trata dos aspectos particulares da saúde visual do recém-nascido, da criança, do adulto e do idoso.  Aborda os problemas oculares, tais como: alterações da acuidade visual, estrabismo, presbiopia, trauma ocular, catarata e outras afecções oftalmológicas.

O CURSO EM NÚMEROS - A qualificação Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde foi lançada em 2016 e desde então, soma 20.584 matrículas. A maior porcentagem de matrículas está entre as mulheres, com 63,69%. Os matriculados são das mais diversas áreas da saúde, se destacam os médicos com 43,51% e técnicos/auxiliares de enfermagem com 21,22%, seguido de 16,23% e 6,65% que são, respectivamente, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Os estados com maior número de inscrições foram Minas Gerais (3.024) e São Paulo (2.708).

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. 

O Dia da Saúde Ocular (10/7) tem a intenção de alertar a população e os profissionais de saúde para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da Rede UNA-SUS, acesse o link: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS