Curso

UNA-SUS/UFMG abre novas turmas para cursos sobre Atenção Domiciliar

Profissionais de saúde podem se capacitar sobre atenção domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde, princípios para o cuidado domiciliar e oxigenoterapia e ventilação mecânica.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para três novas turmas dos cursos sobre Atenção Domiciliar oferecidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante da Rede UNA-SUS.  Os módulos fazem parte do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância e as inscrições podem ser realizadas até 30 de junho.

Apesar de cada curso possuir um público-alvo específico, demais profissionais interessados também podem se matricular. Todos recebem a declaração de conclusão três dias após o término do curso.

De acordo com o editor do Programa de Atenção Domiciliar, Leonardo Savassi, as qualificações são fundamentais, tendo em vista ao grande número de profissionais que atuam nos domicílios brasileiros.

“A formação de profissionais para atenção domiciliar ainda é muito tênue e não alcança os profissionais que já estão no serviço. Portanto cursos rápidos auto instrucionais que possam ser acessados de qualquer lugar do país são fundamentais para qualificar os profissionais que atuam nesta modalidade”, aponta.

Saiba mais sobre os cursos:

Atenção Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde

O curso qualifica profissionais de saúde de nível superior e médio e gestores que atuam no SUS para a realização de procedimentos e cuidados do paciente em domicílio.

Com carga horária de 45 horas, a capacitação contextualiza a atenção domiciliar na Rede de Atenção de Saúde do Sistema Único de Saúde (RAS-SUS), no âmbito da Rede Básica à Saúde (RBS), considerando: a Política Nacional de Atenção Básica à Saúde e as diretrizes e normas da área.

São cinco unidades que abordam tópicos como território, redes de atenção e necessidades de saúde; gestão e organização da atenção domiciliar na rede básica de saúde; avaliação, monitoramento da Atenção Domiciliar na rede básica de saúde; classificação, níveis de complexidade e riscos da AD na Rede Básica de Saúde e Plano de cuidado individual na Atenção Domiciliar.

Essa última unidade destaca ações de natureza complementar e compartilhada e ações assistenciais específicas da equipe de enfermagem, do enfermeiro, do médico, do agente comunitário de saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde Família (NASF).

Público-alvo: Profissionais de saúde (nível superior e médio) e gestores do SUS, com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).

Acesse o link para saber mais.

Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior

Com carga horária de 60 horas, a oferta tem como objetivo preparar os profissionais de saúde para o atendimento domiciliar nos casos em que o paciente exige cuidados complexos e específicos, como o tratamento de feridas profundas, infecções, entre outros procedimentos do gênero.

Dividido em sete unidades, o curso aborda, dentre outros temas, estomas; lesões cutâneas crônicas; acesso venoso central; fecaloma: abordagem clínica, princípios e intervenções; diálise; paracentese abdominal terapêutica e os princípios para o cuidado à saúde bucal na Atenção Domiciliar.

Público-alvo: cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e médico das equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e das Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) do SAD, com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES). Interessados podem se matricular aqui.

Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar

Com o objetivo de preparar profissionais de saúde que atuam no SUS para o exercício de práticas terapêuticas que melhorem a qualidade de vida de pessoas com insuficiência respiratória, o curso aborda temas como traqueostomia e avaliação e fisioterapia respiratória.

A carga horária é de 45 horas. O público-alvo são os cirurgiões dentista, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e terapeutas ocupacionais com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES). As inscrições podem ser realizadas pelo link.