Curso

UNA-SUS/UFMG abre novas ofertas para cinco cursos

As qualificações abordam os temas: Medicina Rural, Doença de Chagas, Malária, Doenças Infectocontagiosas e Propedêutica Cardiovascular.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Minas Gerais, integrante da Rede UNA-SUS, está com matrículas abertas para novas ofertas de cinco cursos online. As qualificações abordam os temas: Medicina Rural, Doença de Chagas, Malária, Doenças Infectocontagiosas e Propedêutica Cardiovascular.

As matrículas podem ser realizadas até 2 de dezembro de 2024. Os cursos são online, autoinstrucionais e têm início imediato. Confira:

Doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde

Carga horária: 60 horas

O objetivo é contribuir para a atualização dos profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas portadoras da doença de Chagas, que afeta cerca de 6 a 8 milhões de pessoas nas Américas e que persiste como causa de sofrimento e morte de milhares de pessoas nos países mais pobres e entre as populações mais vulneráveis. A oferta promove a capacitação desses profissionais para atuarem direta ou indiretamente no diagnóstico, estadiamento, tratamento, vigilância, prevenção e controle da doença de Chagas.

Doenças infectocontagiosas na atenção básica à saúde

Carga horária: 60 horas

O curso apresenta as principais medidas de vigilância e de controle de agravos infectocontagiosos prevalentes no Brasil e orientar seu manejo clínico no âmbito da Atenção Primária à saúde (APS). Aborda temas como Vigilância na atenção básica e o sistema de informação de agravos de notificação (SINAN); aspectos epidemiológicos, vigilância e controle de doenças como malária, tuberculose, influenza, dengue; abordagem clínica de agravos infectocontagiosos na atenção básica; AIDS e doenças sexualmente transmissíveis na atenção básica; manejo clínico das hepatites virais na atenção básica; doença febril hemorrágica. 

Medicina Rural

Carga horária: 45 horas

O curso conta com os temas da realidade cultural e de saúde de comunidades rurais; a organização, os fluxos e os recursos disponíveis na rede de atenção à saúde na realidade rural, e abordagem das condições mais relevantes na Atenção Primária à Saúde em áreas rurais. Entre os temas abordados, estão os acidentes ofídicos, a profilaxia de tétano e raiva no ambiente rural, a intoxicação por uso de agrotóxicos, os acidentes com ferramentas e o trauma ocular.

Malária na Atenção Primária à Saúde

Carga horária: 60 horas

O objetivo é sistematizar e ampliar o conhecimento sobre malária de profissionais de saúde de regiões endêmicas e não endêmicas para malária no Brasil. Os conteúdos abordam aspectos gerais, epidemiologia e ciclo do parasito; Diagnóstico epidemiológico, clínico e laboratorial; tratamento; vigilância, prevenção e controle da doença.

Propedêutica Cardiovascular na Atenção Básica

Carga horária: 60 horas

O curso aborda a propedêutica médica cardiovascular com foco na assistência à pessoa em serviços de Atenção Primária à Saúde. A partir da revisão semiotécnica do sistema cardiovascular e ancorado na anamnese e no exame físico, conduz e fundamenta o raciocínio clínico para a investigação e avaliação dos sinais e sintomas cardiovasculares mais comuns.

Para saber mais sobre esses e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS