Curso

UNA-SUS/UFMA lança segundo módulo do curso de extensão em Saúde Mental

Com carga horário de 45h, a oferta aborda os cuidados colaborativos em saúde mental e sua contribuição para a construção de um sistema de cuidado integral.

- Ascom SE/UNA-SUS



A UNA-SUS/UFMA lança, nesta terça-feira (26), o segundo módulo do curso de extensão em Saúde Mental na Atenção Primária: Processos de trabalho e as redes de atenção à saúde. Voltado prioritariamente para profissionais de saúde de nível superior que atuam na atenção primária e na atenção especializada em saúde mental, o curso aborda os cuidados colaborativos em saúde mental e sua contribuição para a construção de um sistema de cuidado integral.

Os interessados podem se inscrever até 23 de outubro, pelo link.

Com carga horária de 45h, o curso traz o modelo de cuidados colaborativos em saúde mental, na atenção primária, realizado por meio do apoio matricial; os tipos de intervenções que podem ser desenvolvidas junto ao usuário e família; e os dispositivos que compõem a rede de assistência em saúde.

Para isso, são apresentados a organização e os componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), bem como os instrumentos para realização do apoio matricial e o conceito de tecnologias leves. Serão discutidas as modalidades de ação, como: contato a distância, interconsulta, consulta conjunta, visita domiciliar e grupos interdisciplinares. Também serão abordados os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) e seu suporte a Estratégia de Saúde da Família - ESF, assim como o Plano Terapêutico Singular - PTS.

O curso faz parte da nova área temática em Saúde Mental da UNA-SUS/UFMA, que abordará o cuidado na atenção primária incluindo a prevenção, tratamento, reabilitação, prevenção dos transtornos mentais comuns e a estruturação de um modelo assistencial integrado. Essa é a segunda de seis ofertas que vão compor a qualificação como um todo.

O início do curso é imediato e os alunos inscritos terão até 18 de janeiro para conclusão das atividades. O certificado, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão, ficará disponível em até 10 dias úteis após o término dos trabalhos.

Confira o tutorial de inscrição no link.