Curso

UNA-SUS/UFMA lança novo curso sobre cuidado à saúde da pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite

A oferta é focada nos cuidado à saúde dessa população, nos diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para o curso Atenção à Reabilitação da Pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite e Comorbidades, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão - instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA). A oferta é focada nos cuidado à saúde dessa população, nos diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem ser efetuadas até o dia 31 de agosto de 2023, pelo site. A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Com carga horária de 30 horas, a capacitação aborda o cuidado à saúde da pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite (SPP), apresentando conceitos, características, tipos de diagnósticos e sintomatologia, considerando diferentes pontos de reabilitação na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD). O curso apresenta ainda o conceito de Práticas Integrativas e Complementares para prevenção, promoção e recuperação de distúrbios relacionados à saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os assuntos abordados, destacam-se: Poliomielite; Síndrome Pós-Poliomielite: epidemiologia e fatores de risco para a síndrome Pós-Poliomielite; diagnóstico funcional diferencial na contaminação por poliovírus; diagnóstico funcional diferencial na Síndrome Pós-Poliomielite; entendendo a sintomatologia na Síndrome Pós-Poliomielite; fisiopatologia na Síndrome Pós-Poliomielite; reabilitação na Síndrome Pós-Poliomielite; cuidados na intolerância ao frio na Síndrome Pós-Poliomielite; redução do peso corporal na Síndrome Pós-Poliomielite; tratamento da função intestinal na Síndrome Pós-Poliomielite; tratamento no controle da disfunção urinária e fecal na Síndrome Pós-Poliomielite e práticas integrativas complementares na síndrome pós-poliomielite.

Para facilitar a experiência de aprendizagem, o curso dispõe de diversos recursos educacionais para o aluno acessar como: apresentação interativa, material em PDF na forma de livretos e folders, infográficos interativos, quiz e questionário.

UNA-SUS/UFMA

A UNA-SUS/UFMA é um programa do Ministério da Saúde, vinculado à DTED/UFMA. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada à Saúde. Para mais informações, acesse: www.unasus.ufma.br.

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).