COVID-19

UNA-SUS/UFMA lança novo curso Reabilitação do Paciente com Condições Pós-COVID

O curso visa qualificar profissionais no atendimento especializado aos pacientes que apresentam condições clínicas após a infecção.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso online Reabilitação do Paciente com Condições Pós-COVID, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA). A qualificação trata dos processos de reabilitação motora, neurofuncional, cardiorrespiratória, assim como os das funções mentais, cognitivas e psicológicas em pessoas recuperadas da COVID-19, mas que apresentaram sintomas tardios ou complicações de saúde em decorrência da doença.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 31 de março de 2022, pelo link. O curso é livre, gratuito e tem início imediato.

A COVID-19 é responsável por diferentes manifestações no corpo da pessoa infectada, que podem ser classificadas em sintomas respiratórios, musculoesqueléticos, digestivos e até neurológicos. De quadros moderados a graves, diversos pacientes podem continuar a sofrer de efeitos tardios da doença. Condições com duração indeterminada requerem intervenções específicas.

Com carga horária de 45h, o curso apresenta três unidades, que abordam a reabilitação neurofuncional do paciente, reabilitação cardiorrespiratória e reabilitação das funções mentais, cognitivas e psicológicas após quadro de COVID-19.

A coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Figueredo, reforça que o conteúdo do curso foi planejado com o intuito de qualificar e ampliar os conhecimentos dos cursistas quanto ao cuidado especializado e humanizado destinado aos pacientes que apresentam condições clínicas pós-COVID. "O propósito é que a assistência seja ofertada de maneira individualizada, com estratégias que visem o aumento na qualidade de vida do indivíduo”, explicou.

"O nosso país tem milhões de pessoas que foram acometidas pela COVID e que se queixam de diferentes sequelas. E, tal fato, exige profissionais atualizados que possam auxiliá-los na reabilitação física e mental, no qual esse curso poderá possibilitar essa atualização e orientações necessárias, quer seja um profissional na atuação hospitalar, ambulatorial ou domiciliar”, afirmou a coordenadora.

A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Serviço

Reabilitação do paciente com condições pós-covid: UNA-SUS/UFMA
Carga horária: 45h
Público-Alvo: profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática.
Matrículas: até 31 de março de 2022, pelo link.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: UNA-SUS/UFMA