Institucional
UNA-SUS/UFMA lança edital para Especialização gratuita em Saúde Digital no SUS
Curso gratuito oferece 1.000 vagas para profissionais da saúde e da área de tecnologia em todo o Brasil.
Com a tecnologia transformando a saúde, surge uma oportunidade para quem deseja se preparar para os desafios do presente e do futuro. Aliando cuidado e inovação, a UNA-SUS/UFMA abre as inscrições para o processo seletivo da Especialização em Saúde Digital no Sistema Único de Saúde (SUS). Na modalidade EaD, o curso terá duração de 18 meses e carga horária de 540 horas. As inscrições seguem abertas até o dia 02 de outubro de 2025 e são realizadas pelo sistema de seletivos da UFMA, https://seletivos.dted.ufma.br.
A iniciativa é resultado da parceria entre a UFMA, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), com a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI). O edital de seleção é assinado pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e pela Superintendência de Tecnologias na Educação (STED/UFMA).
O que é Saúde Digital?
A Saúde Digital representa o uso de tecnologias da informação e comunicação para ampliar o acesso, a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde. Esse modelo de cuidado inclui telemedicina, gestão de dados e outras ferramentas digitais fundamentais para enfrentar os desafios da saúde pública e reduzir desigualdades regionais no acesso aos serviços de assistência.
Público-alvo
O curso oferece 1.000 vagas destinadas a profissionais graduados que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo gestores, trabalhadores da saúde e de Tecnologia da Informação (TI). Também podem se inscrever profissionais com formação superior em outras áreas que tenham interesse no tema, sem atuação no SUS.
As vagas serão distribuídas conforme o Índice de Critérios de Saúde Digital (ICSD), considerando as diferentes macrorregiões de saúde do país. Os detalhes estão disponíveis no edital, no tópico 3, que deve ser consultado atentamente pelos interessados.
O certame ainda garante cotas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans e em situação de baixa renda.
Como se inscrever
As inscrições estão abertas de 18/09/25 a 02/10/25, exclusivamente pelo sistema de seletivos da UFMA: https://seletivos.dted.ufma.br.
Para participar, o candidato deve preencher o formulário eletrônico e enviar a documentação exigida em formato PDF, que consiste em:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, Conselho Profissional) ou Registro Nacional Migratório- RNM;
- CPF, caso não esteja anotado no documento de identificação com foto;
- Cópia de Diploma de conclusão de curso superior, frente e verso;
- Diplomas expedidos por universidades estrangeiras só serão aceitos mediante comprovação de revalidação, por instituição de educação superior brasileira reconhecida pelo Ministério da Educação, nos termos do artigo 48 §§ 2º e3º da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
- Comprovante de atuação no serviço público de saúde, por meio de comprovante de vínculo institucional (Exercício Funcional) ou de declaração de comprovação de vínculo institucional assinada pelo gestor da instituição ou chefia imediata do candidato.
Sobre o curso
A especialização será realizada na modalidade de Educação a Distância (EAD), com atividades assíncronas e encontros síncronos. O curso terá duração de 18 meses, com 540 horas de carga horária, distribuídas em 18 componentes curriculares organizados em três eixos formativos.
Para a conclusão, será obrigatória a elaboração e defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Todas as atividades ocorrerão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido especialmente para o projeto.
O edital completo pode ser acessado aqui: https://seletivos.dted.ufma.br.