Curso

UNA-SUS/UFMA lança dois novos cursos na área de Cuidado Integral da Saúde da Pessoa com Deficiência na APS

O objetivo é compreender o contexto das ações voltadas à saúde da pessoa com deficiência.

- Ascom SE/UNA-SUS



Segundo a Organização Mudial da Saúde, com dados de 2011, 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência residem nos países em desenvolvimento. No total, 150 milhões de crianças, menores de 18 anos, tem alguma deficiência, segundo o UNICEF.

Com o objetivo de compreender o contexto das ações voltadas à saúde da pessoa com deficiência, a UNA-SUS/UFMA lançou dois novos cursos na área de Cuidado Integral da Saúde da Pessoa com Deficiência na Atenção Primária em Saúde. São eles: “Desmistificando a deficiência” e “Saúde da pessoa com deficiência na infância”.

As capacitações são online, autoinstrucionais e totalmente gratuitas. Os cursos são voltados para profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde. No entanto, todas as pessoas que tenham interesse pela temática, desde técnicos e alunos de graduação a formados em quaisquer cursos de nível superior poderão realizá-los.

As matrículas estarão abertas até o dia 15 de junho. Saiba mais:

Desmistificando a Deficiência

Os conteúdos abordam o modelo de atenção à saúde da pessoa com deficiência no contexto atual, tendo a Atenção Primária como nível de atenção que traz consigo o desafio de acolher e ordenar o cuidado nas Redes de Atenção à Saúde.

Saúde da Pessoa com Deficiência na Infância

Este módulo destaca os marcos de desenvolvimento infantil e seus aspectos, bem como o papel da Atenção Primária em Saúde à APS quanto ao cuidado integral à criança com deficiência para fins de promoção e a proteção da saúde desta linha de cuidado.

Fonte: SE/UNA-SUS