Curso

UNA-SUS/UFMA lança curso sobre o cuidado em situações frequentes de dor na Atenção Primária à Saúde

Com carga horária de 30 horas, a capacitação faz parte do programa “Cuidado nas queixas comuns no atendimento à demanda espontânea” que, atualmente, conta com seis cursos abertos e gratuitos

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para o curso Cuidado em situações frequentes de dor, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA). A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e tem como objetivo auxiliar as equipes de saúde na qualidade da assistência, na compreensão da fisiologia e no manejo de diferentes tipos de dor. 

As matrículas podem ser realizadas até o dia 27 de abril de 2023, pelo link. O início das aulas é imediato.

Com carga horária de 30 horas, a oferta aborda temas como: avaliação de risco e vulnerabilidades; identificação da relação com o trabalho e medidas de promoção e prevenção das situações frequentes de dor; conceitos, diagnóstico e tratamento das crises agudas de cefaleia; conceito, diagnóstico e tratamento da dor abdominal; conceito, diagnóstico e tratamento das otites;  causas, diagnóstico e tratamento das faringites; causas, diagnóstico e tratamento da dor lombar; causas, diagnóstico e tratamento nos casos de dor torácica.

Subjetiva e desencadeada por diferentes fatores, a dor é uma experiência sensorial e emocional complexa que exige das equipes de saúde preparação e atendimento adequado ao paciente que apresenta esse tipo de queixa.

Durante a experiência de ensino-aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: podcast, vídeo, e-books, infográficos, material em PDF e questionário.

O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).
 
Para saber mais sobre os outros cursos da UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/.



Fonte: UNA-SUS/UFMA