Curso

UNA-SUS/UFMA lança curso sobre Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência

Com carga horária de 30h, o curso tem objetivo ampliar os conhecimentos dos profissionais de saúde bucal sobre aspectos relacionados ao cuidado direcionado as pessoas com deficiência

- Ascom SE/UNA-SUS



De acordo com o livro A Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso da pessoa com deficiência ao SUS deve acontecer como ocorre para todo e qualquer paciente, ou seja, por meio da AB. Para tanto, os serviços devem se organizar para ofertar atendimento prioritário no âmbito da Atenção Básica, considerada um campo importante na ótica da inclusão e dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência (OTHERO; DALMASO, 2009).

Diante desse cenário, profissionais de saúde e demais interessados já podem realizar as matrículas no curso sobre Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência. O curso é livre e o início é imediato. As matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2023, pelo link.

Com carga horária de 30 horas, a oferta apresenta os seguintes conteúdos: Deficiência e necessidades especiais em odontologia: conceitos; o cuidado em saúde bucal nas redes de atenção à saúde (Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada Ambulatorial – Centros de Especialidades Odontológicas e Atenção Especializada Hospitalar); atenção odontológica à pessoa com Paralisia Cerebral (conceito e classificação, alterações bucais, cuidados especiais e estratégias de manejo do comportamento); atenção odontológica à pessoa com Síndrome de Down (conceito características da pessoa com Síndrome de Down, características bucais, cuidados especiais); atenção odontológica à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (características, nomenclatura, sinais de alerta, alterações bucais e cuidados especiais).

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: vídeos, podcasts, e-books, infográficos interativos, material em PDF e questionários.
A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). 
 
Serviço

Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência

Carga horária: 30h

Público-alvo: Profissionais que atuam no SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Matrículas: até 31 de janeiro de 2023, pelo link.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.